Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial

16
Transferência de pontos do Itaú, iupp e Credicard para o Latam Pass rende 80% de bônus e pontos qualificáveis

Como é do conhecimento de todos, no final do mês de maio o Grupo Latam entrou com um pedido de recuperação judicial, mas as unidades do Brasil e Argentina ficaram de fora do pedido.

Desde então a Latam Argentina suspendeu indefinidamente suas operações e hoje começamos o dia com a notícia de que a Latam Brasil se junta às demais empresas do grupo no processo de recuperação judicial.

Confira o comunicado que a empresa enviou aos seus clientes e ao mercado.

Latam Brasil Integra o Pedido de Recuperação Judicial do Grupo Latam

Em 26 de maio, compartilhamos com você a decisão voluntária das filiais do Grupo LATAM Airlines no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru pela adesão ao processo de reorganização financeira sob proteção do Capítulo 11 da lei norte-americana. Esta foi, indiscutivelmente, a melhor alternativa para reestruturar nossas finanças de forma ampla, assegurando sustentabilidade a longo prazo.

 

E, assim, hoje (9/7), a LATAM Airlines Brasil também passa a integrar esse processo de reorganização voluntária como um passo assertivo em decorrência do prolongamento da pandemia do Coronavírus.Dado que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, aderir ao Capítulo 11 é a melhor opção para a LATAM Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de financiamentos e fortalecer a nossa posição de liderança na indústria aérea.

Latam Pass e o Pedido de Recuperação Judicial da Latam Brasil

Especificamente sobre o Latam Pass o comunicado diz o seguinte:

Nosso relacionamento com você, cliente LATAM, segue sem alterações. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso em manter:

 

1. Todos os benefícios do programa LATAM Pass, assim como categoria e pontos vigentes.

 

2. Todas as passagens adquiridas, travel vouchers ou qualquer forma de crédito.

 

3. Parcerias com agências, parceiros associados aos programas de fidelidade corporativos e venda de passagens aéreas, em qualquer um de nossos canais.

 

4. Por fim, você segue interagindo com nossos operadores de atendimento ao cliente da mesma forma que sempre fez.

A Recuperação Judicial – As Motivações

A decisão de deixar a filial brasileira, que representa 50% das operações do grupo, de fora do pedido de recuperação judicial se deveu ao fato de que a empresa acreditava que isso facilitaria as negociações de um empréstimo com o BNDES. Dois meses depois, o empréstimo ainda não saiu e tampouco há perspectivas de melhoras no cenário de viagens.

Segundo o jornal O Globo, a Latam Brasil tem dívidas de até R$17,9 bilhões incluindo-se, entre outras coisas, aluguel de aeronaves (leasing) e créditos de passagens compradas e não voadas.

Agradeço ao Wanison que compartilhou o artigo do Globo comigo.

Algumas Palavras

Pelo visto o Grupo Latam não conseguiu o que queria com o governo brasileiro e o BNDES e teve que recorrer ao Chapter 11 norte-americano para sobreviver.

Acredito que, por hora, isso deve oferecer um pouco mais de segurança às operações da Latam Brasil e afastar qualquer possibilidade de fusão com a Azul. Se bem que no mundo dos negócios tudo é possível!

Torço para que com a proteção judicial a Latam Brasil melhore a assistência que vem oferecendo aos clientes brasileiros, pois baseado no que nossos leitores têm constantemente comentado conosco, a empresa tem deixado muito a desejar nos quesitos atendimento e transparência. O que aliás, tem sido um dos pontos fortes da Gol nesse momento.

Para Saber Mais

Aqui você acessa a página do Grupo Latam para obter maiores informações.

Portal das Malas