Amigos, aqui de Bali, no conforto do meu hotel, fui dar uma olhada para ver as regras de acúmulo com a American Airlines (que é a cia principa que estou voando nesta viagem) quando me deparo com alterações que não nos foram comunicadas oficialmente a nenhum cliente Fidelidade. Diante disso, fui pesquisar sobre as mudanças e decidi fazer um printscreen de todas as tabelas para a posteridade.
Resgate em Voos LATAM
Segundo a empresa, a quantidade de pontos necessários para resgatar as passagens varia de acordo com a antecedência da reserva, o período da viagem, o destino, a rota, o horários dos voos e a disponibilidade de assentos. E termina afirmando que quanto antes você fizer a reserva, menos pontos você precisará utilizar. Sei. Vamos ver isso na prática, né?
Nos voos nacionais, a tabela sofreu um aumento de cerca de 10% para os clientes LATAM e Gold e permaneceu inalterada no máximo para clientes Platinum, Black e Black Signature. O mínimo de pontos foi reduzido para todos, o que significa que o Fidelidade está querendo brigar com o TudoAzul que, de vez em quando, faz ótimas promoções de resgate doméstico.
Para resgatar em voos na América do Sul, atualmente é assim:
A partir do dia 21 de maio de 2017 haverá um aumento de incriveis 45% na econômica para o resgate mínimo de pontos, que passa de 7.000 para 10.000 para todos os associados. Se permitir cobrar 57.500 para voos em econômica dentro da América do Sul é perder contato total com a realidade. Os passageiros Platinum, Black e Black Signature podem respirar aliviados porque só poderão ser tungados em, no máximo, 46.000 pontos entre Guarulhos e Montevidéu no A320.
O delírio permanece na Premium Business, com o máximo de 80.000 pontos para um único trecho e o mínimo sofreu uma redução de 15%. Pelo menos isso …
Para a América do Norte, hoje a tabela é a seguinte:
A partir de 21 de maio, será assim:
É difícil comentar uma tabela que entende ser possível cobrar por um único trecho entre o Brasil e os EUA em econômica 136.000 pontos e, em executiva, 229.500.
Para a Europa hoje:
Para a Europa a partir de maio:
Vendo essa tabela, eu só me lembro dos meus voos para Frankfurt em executiva – pagos do meu bolso, of course (leia aqui e aqui) – e fico imaginando que droga pesada eu teria que tomar para pegar 240.000 pontos da minha conta para gastar com aquele tipo de aeronave para ter aquele tipo de serviço.
Para a África a tabela atual para a classe Premium Business é uma loucura:
De maio em diante, parece que a LATAM acha razoável cobrar 190.000 pontos para o passageiro voar na executiva de um B767.
E há a tabela para o Caribe a partir de maio:
Eu estou genuinamente impactada com essa tabela – não que tenha me passado pela cabeça resgatar passagens com a LATAM: meu objetivo é sempre resgatar com as parceiras. Neste quesito específico, eu dei uma olhada e não me parece que houve alteração.
Resgate em Voos das Parceiras
Em econômica:
Em executiva:
Em primeira classe:
A empresa já havia anunciado que haveria mudanças na tabela de resgates e acúmulos neste ano. Mas o mínimo que se espera de uma empresa que preza pelos seus clientes é que ela faça isso de maneira transparente, comunicando a todos as alterações. A LATAM preferiu fazer tudo na surdina, às vésperas do Carnaval, quando ninguém está pesquisando programa de milhagem.
Amigos, as milhas/pontos são um tipo de moeda emitida pelos programas de fidelidade que determinam, a seu bel prazer, o seu valor. Para deixar claro: as empresas aéreas criaram o seu próprio Banco Central com regras elaboradas por elas mesmas. E o que o LATAM Fidelidade fez agora? Ele acabou de desvalorizar os pontos que todos nós temos na conta do programa sem qualquer comunicação.
Eu sinceramente confesso para vocês que não sei o que fazer. Esse ano eu conseguirei me qualificar para Black na LATAM depois de ter deixado o AAdvantage de lado por conta da exigência, também em surto, de ter que gastar USD 12.000 para manter meu status com eles. Mas para o ano que vem, eu vou ter que fazer uma pesquisa bem mais detalhada das minhas opções, de acordo com o meu perfil de viajante. Aconselho vocês a fazerem o mesmo.
OBS: Houve alteração nas regras de acúmulo com a American Airlines – clique aqui para ler.