O que teria levado o Latam Pass a aumentar em 40% a tabela de resgate de passagens com parceiros?

40
O que teria levado o Latam Pass a alterar a tabela de resgate de passagens com parceiros?

Como é do conhecimento de todos que têm pontos no Latam Pass, ao longo da última semana a empresa publicou uma nova tabela de pontos para resgate de passagens com parceiros. O aumento está restrito aos voos para a Europa e chegou a 40%.

Mas antes de fazer algumas considerações sobre as possíveis razões por trás das alterações, vamos conferir o que mudou.

Classe econômica

Tabela antiga

O que teria levado o Latam Pass a alterar a tabela de resgate de passagens com parceiros?

Tabela Nova

Ao comparar as duas tabela, nota-se que apenas o trecho Brasil – Europa foi alterado. Nele tivemos um aumento de 40%.

Classe Executiva

Tabela Antiga

Tabela Nova

O que teria levado o Latam Pass a alterar a tabela de resgate de passagens com parceiros?

Comparando-se as duas tabelas, assim como na classe econômica, apenas os destinos europeus foram alterados. Neste caso voar com as empresas parceiras, como Lufthansa, Iberia e British Airways também ficou 40% mais caro.

Primeira Classe

Tabela Antiga

Tabela Nova

O que teria levado o Latam Pass a alterar a tabela de resgate de passagens com parceiros?

Assim como nas demais classes, a única alteração que tivemos foi no trecho entre o Brasil e a Europa, onde o aumento também foi de 40%. Lembrando que aqui as opções estão limitadas a British Airways e Lufthansa.

Posicionamento da Latam

Ao longo da semana nós entramos em contato com o Latam Pass e lhes pedimos um posicionamento sobre as recentes alterações na tabela de pontos para emissão de passagens com parceiros e sobretudo, por que a empresa não notificou os clientes com antecedência.

Veja abaixo a resposta que obtivemos:

Reforçando nosso compromisso com a transparência das informações e atualização constante dos benefícios do programa, o LATAM Pass, programa de fidelidade do Grupo LATAM Airlines, informa que, a partir de hoje, está disponível para todos os mercados a atualização da quantidade de pontos para resgates de passagens aéreas de companhias parceiras, que vale para todas as classes e destinos oferecidos.

Alguém se lembra daquela brincadeira de criança de telefone sem fio?

Possíveis Razões para a Alteração

Antes de mais nada chama a atenção o fato de que a alteração está restrita apenas aos voos entre o Brasil e a Europa. Por que tal alteração não aconteceu no trecho Brasil – América do Norte? Seria isso uma imposição da Delta?

Especificamente no trecho Brasil – Europa eu vejo quatro possibilidades:

  • O aumento teria sido uma imposição das empresas parceiras, pois como comentamos anteriormente não tem sido possível encontrar disponibilidade na British Airways e na Lufthansa (disponibilidade existe apenas em classe econômica no caso da Lufthansa).
  • A Latam usou o aumento como uma forma de desencorajar o uso das empresas parceiras, pois cada passagem emitida com elas representa um gasto para o Latam Pass.
  • Com a tabela fixa antiga estava mais barato voar com as empresas parceiras do que com a própria Latam e o que a empresa buscou foi apenas re-equilibrar os valores.
  • Apenas o interesse da Latam em faturar mais, pois assim como as demais empresas, estão inundando o mercado com pontos.

Algumas Palavras

Como eu sempre digo em situações como essa, queiramos ou não a Latam tem o direito de alterar a tabela de resgate de passagens com parceiros. No entanto, o que é inadmissível é a falta de transparência com que as mudanças são feitas. Nem mesmo após a alteração a empresa se deu ao trabalho de vir a público informar o ocorrido.

Veja que nos últimos dias, como o Paulo mostrou neste artigo, o Latam Pass já alterou o resgate de diárias de hotéis com pontos e agora temos mais esta mudança. O que mais virá nos próximos meses?

Infelizmente, isso apenas demonstra o respeito que os executivos da empresa têm pelos seus clientes. Já passou da hora de termos leis no Brasil, a exemplo de outros países, que forcem as empresas a notificarem com meses de antecedência qualquer alteração que venham a fazer nos seus programas de fidelidade.

Para Saber Mais.

Aqui você acessa a tabela completa do Latam Pass para emissões em classe econômica com as empresas parceiras, aqui em executiva e aqui em primeira class.