LATAM Pass anuncia algumas boas notícias para 2021 mas o acúmulo de pontos sofre desvalorização

5
LATAM Pass anuncia algumas boas notícias para 2021 mas o acúmulo de pontos sofre desvalorização

O LATAM Pass divulgou recentemente que irá manter a redução de 30% na meta de pontos qualificáveis para se atingir as categorias Elite no programa durante 2021. Junto com a boa notícia, no entanto, o LATAM Pass também deu uma má notícia aos seus clientes que é a desvalorização da tabela de acúmulo de pontos em voos nacionais e sul americanos.

Requalificação em 2021

Conforme havíamos divulgado neste artigo, os clientes do LATAM Pass tiveram em 2020 uma redução de 30% nas metas para se qualificarem para os status elite do programa e com o anúncio recente, a mesma regra valerá para 2021. Veja as metas na tabela abaixo:

LATAM Pass anuncia algumas boas notícias para 2021 mas o acúmulo de pontos sofre desvalorização

Seguindo a mesma lógica, o número de trechos qualificáveis também continuam reduzidos em 30%:

LATAM Pass anuncia algumas boas notícias para 2021 mas o acúmulo de pontos sofre desvalorização

Acúmulo de Pontos Qualificáveis com Cartões Co-Branded Itaucard

Ainda como parte das boas notícias, durante o ano de 2021 os clientes portadores dos cartões de crédito co-branded Itaucard poderão acumular 20% de pontos qualificáveis em todas as suas compras. Lembrando que o acúmulo padrão é de 10%.

Note, no entanto, que há um limite na quantidade de pontos qualificáveis que podem ser acumulados. Veja:

  • Cartões Platinum – Limite de acúmulo de 5.000 pontos qualificáveis ao ano
  • Black e Infinite – Limite de acúmulo de 9.000 pontos qualificáveis ao ano

Os pontos qualificáveis serão disponibilizados na conta LATAM Pass dos clientes na primeira semana do mês seguinte à compra.

Dobro de Pontos Qualificáveis em Voos LATAM

Provavelmente numa tentativa de atrair mais passageiros a bordo num período onde tradicionalmente as viagens de negócio diminuem, os clientes LATAM Pass terão seus pontos qualificáveis multiplicados por dois em voos realizados entre janeiro e março de 2021.

Atente-se ao fato de que a regra não se aplica aos segmentos qualificáveis.

Novo Benefício para a Categoria Gold

Além da seleção de assentos gratuita e check-in preferencial, a partir do próximo ano os clientes da categoria Gold passarão a contar com embarque prioritário nos voos LATAM.

Desvalorização dos Pontos LATAM Pass

Aqui vem a má notícia para os clientes do programa! A partir de 15 de março de 2021 o acúmulo de pontos LATAM Pass em voos nacionais e na América do Sul sofrerá uma desvalorização considerável. Dependendo da categoria do cliente, a desvalorização chega a 50%.

Na tabela abaixo você vê como ficará o acúmulo de pontos em voos pelo Brasil:

Para saber quantos pontos você irá acumular, multiplique o valor da sua passagem (descontando-se todas as taxas) pelo número correspondente ao seu status no programa.

Já para os voos internacionais dentro da América do Sul a nova tabela é a seguinte:

Para saber o acúmulo de pontos, o princípio é o mesmo dos voos nacionais, mas a multiplicação é por dólares e não reais.

Para os voos intercontinentais a tabela segue inalterada:

Algumas Palavras

Antes de mais nada, reconhecimento onde é devido, parabéns à LATAM por informar os seus clientes sobre as mudanças com 3 meses de antecedência.

A redução da meta de qualificação para 2021 e o aumento de 20%  no acúmulo de pontos qualificáveis para os portadores dos cartões co-branded itaucard são duas boas notícias.

Agora, como clientes dos programas de fidelidade nós nunca vemos com bons olhos quando perdemos benefícios ou vemos nossos pontos sendo desvalorizados. Seria interessante entender o racional da LATAM para desvalorizar o acúmulo de pontos, num momento onde empresas aéreas ao redor do mundo lançam promoções para tentar trazer os seus clientes fiés de volta.

Estritamente sob a ótica do acúmulo de pontos, não vale mais a pena voar com a LATAM dentro da América do Sul.

Por último, eu vejo um impacto limitado nos clientes brasileiros que mantém status elite no LATAM Pass, pois a grande maioria o faz através de segmentos qualificáveis, e não de pontos. Até que a LATAM decida mudar isso também, claro!

Para Saber Mais

Neste link você acessa a página do LATAM Pass para obter maiores informações.