Latam Pass devolveu meu dinheiro!

17
De novo! Livelo e Latam Pass oferecem até 85% de bônus na transferência de pontos

No fim de março, quando diversas cidades brasileiras começaram a declarar quarentena e, logo após a definição de estado de pandemia pela OMS, tive um voo de Munique para São Paulo cancelado. Este voo havia sido emitido através do Latam Pass para voar com a Lufthansa em 05 de abril, onde os valores finais das taxas ficaram em R$568.

À época foi dificílimo entrar em contato com o Latam Pass, lembro-me de perder um dia inteiro para conseguir falar com um atendente que resolvesse meu problema. No final das contas, informaram que seria disponibilizado um voucher no valor das taxas para ser reutilizado em viagens emitidas através dos sistemas da Latam.

Como a companhia aérea estava resguardada pela Medida Provisória 925/20, isto é, poderia disponibilizar o voucher para reutilização imediata do valor ou devolver o dinheiro em até 12 meses ao passageiro, fiquei de mãos atadas para reaver com brevidade o valor pago. Assim, resolvi realizar uma última tentativa!

O fornecimento de vouchers pela Latam não é nenhuma novidade, tanto é que o site da companhia sempre disponibilizou um formulário para que clientes possam solicitar os valores de seus vouchers para depósitos em conta corrente. Após receber meu voucher, no dia 20 de abril, realizei a solicitação de depósito em conta através da página disponibilizada pela companhia (veja neste link).

Formulário de solicitação de reembolso - Latam Pass
Formulário de solicitação de reembolso – Latam Pass

Imediatamente recebi um e-mail da empresa informando que o valor seria depositado em até 30 dias úteis, ou seja, até 29 de maio.

E-mail sobre reembolso Latam Pass
E-mail sobre reembolso Latam Pass

Cerca de um mês após solicitar o reembolso, o número do voucher deixou de funcionar e começou a constar como inexistente no site da companhia. Desta maneira, fiquei completamente sem informação sobre o andamento do meu reembolso. Como não tenho previsão de emitir nada na Latam, decidi esperar!

Após três longos meses de espera, recebi um TED da Latam em minha conta com a devolução do valor total das taxas pagas pelo bilhete.

Reembolso de taxas Latam Pass
Reembolso de taxas Latam Pass

Algumas Palavras

Eu não esperava receber o dinheiro em minha conta tão cedo, menos ainda após a Latam ter entrado com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Fiquei aliviado por ter recebido o valor, uma vez que não pretendo viajar com a empresa e seus parceiros tão cedo.

Aos que possuem vouchers com a empresa, sugiro preencher o formulário, já que o pior que pode acontecer é não receber os valores antes dos 12 meses definidos pela Medida Provisória, não é mesmo?