LATAM transporta gratuitamente 1,1 milhão de doses de CoronaVac

1
LATAM transporta gratuitamente 1,1 milhão de doses de CoronaVac

A LATAM realizou no último fim de semana o transporte gratuito de mais de 1,1 milhão de doses de CoronaVac para 15 estados do País.

Foram quatro voos saindo de São Paulo (Guarulhos) no dia 06, dez voos partindo no dia 7 e um voo saindo hoje, segunda-feira dia 8 logo pela manhã. Essa ação é parte do Plano Nacional de Imunização e um pedido do Ministério da Saúde, por meio da VTCLOG e com o apoio da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

Especificamente no Brasil, a LATAM começou a transportar as vacinas contra a Covid-19 em 18 de janeiro. Ao todo – incluindo os voos deste fim de semana – a LATAM terá transportado mais de 2,5 milhões de doses de vacinas para ajudar no combate da pandemia no país.

Avião Solidário LATAM

A iniciativa do transporte doméstico de vacinas, de forma gratuita, faz parte do programa Avião Solidário, que beneficia há 9 anos a América Latina. Por meio da LATAM Cargo, o programa já transportou nesta pandemia mais de 1.000 toneladas de cargas, como testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.

O Avião Solidário também transportou gratuitamente mais de 800 profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.

Operação China-Brasil

Na última semana, a LATAM realizou o transporte de 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) em um voo charter da China para o Brasil, para que o Instituto Butantan possa produzir mais 8,6 milhões de doses da CoronaVac.

Desde agosto de 2020, a LATAM Cargo tem planejado e adiantado os cenários para o transporte – doméstico e internacional – de vacinas, levando em consideração o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária.

Por último, vale destacar que a Azul e a GOL também tem tido papel relevante na distribuição de vacinas contra covid-19 pelo Brasil.