Malaysia Airlines: grupo Air France/KLM faz proposta de compra

11

A Malaysia Airlines aparentemente recebeu uma proposta de compra de 49% de seu capital social do grupo Air France/KLM Airlines. A Japan Airlines também está na briga, com uma proposta de compra de 25% da companhia malaia.

Os Problemas Financeiros da Malaysia Airlines

A Malaysia Airlines está em dificuldades financeiras há anos em virtude de duas tragédias quase que sucessivas. A primeira envolve o famoso MH370 que ia de Kuala Lumpur para Pequim, desapareceu sem deixar vestígios em março de 2014 e é um dos maiores mistérios da aviação comercial de todos os tempos. Já a segunda ocorreu com o MH17, que ia de Amsterdam para Kuala Lumpur quando foi abatido por um míssil quando sobrevoava a Ucrânia em julho de 2014.

Nos últimos anos, diversos CEOs tentaram resolver os problemas de caixa da companhia, efetuando cortes em diversas frentes de despesas. Entretanto, as agruras da empresa permanecem.

As Propostas para a Compra

O site de notícias Malaysiakini noticiou a proposta de compra do grupo Air France/KLM, mas menciona que sua fonte é sigilosa em virtude da confidencialidade da operação. Não houve confirmação da notícia pelo grupo europeu.

Há notícia de proposta da AirAsia Group e da Malindo Air, o braço malaio da empresa da Indonésia Lion Air. Entretanto, as propostas dos grupos estrangeiros, aí incluída a Japan Airlines também, são mais abrangentes pois pretendem capitalizar a posição estratégica da Malaysia Airlines no sudeste asiático.

Ontem, o Primeiro Ministro Dr Mahathir Mohamad falou que foram feitas cinco propostas pela empresa, mas declinou maiores comentários.

As Possíveis Consequências da Compra da Malaysia Airlines pelo Grupo Air France/KLM

A Malaysia Airlines é membro da Oneworld e a única representante da aliança no sudeste asiático. Na Ásia, a aliança ainda é representada pela Cathay Pacific e pela Japan Airlines. A possível compra pelo grupo europeu poderia significar a saída da Malaysia da aliança e sua migração para o Skyteam.

A Malaysia Airlines já diminuiu significativamente as suas rotas, eliminou a sua primeira classe do A350, renomeando-a de Business Suites. Ela também pôs um freio na renovação da sua frota.

Malaysia Airlines
Malaysia Airlines classe executiva A350
Previous articleLatam Pass e Amaro oferecem 12 pontos por real gasto
Next articlePromoção de passagens pagas Gol