Qual é o melhor cartão Mastercard Black?

40
Cartão Bradesco Mastercard Black - Análise

Qual o melhor cartão Mastercard Black? Basta olhar o número de vezes que essa pergunta aparece nas pesquisas do Google para se ter uma ideia do quão frequentemente as pessoas tentam encontrar uma resposta para esta questão.

Entretanto, a resposta vai depender das prioridades de cada um. Pontuação máxima? Acesso a salas VIP? Menor anuidade? Muitas compras em moeda estrangeira? Ou ainda, aquele cartão que se você tiver algum problema conseguirá resolvê-lo rapidamente sem stress?

Neste post nós comparamos, por benefício, os principais cartões de crédito Mastercard Black que avaliamos aqui no Pontos e Viagens e tecemos alguns comentários no final.


O post, originalmente publicado em 27 de março de 2020, foi atualizado em 20 de setembro de 2020.


Anuidade e cartões adicionais

Com exceção da Caixa, todas as instituições oferecem anuidade grátis. Seja através de negociação ou através de gastos mensais. Aqui a palavra de ordem é negociar!

Programa de pontos

Para os que querem maximizar a pontuação, o programa Átomos do C6 Bank, na média, é uma das melhores opções. Além disso, os pontos do programa não expiram. Já a pior pontuação, sem dúvida alguma, é a do banco Safra que oferece apenas 1,3 pontos por dólar.

Veja que a Credicard oferece até 5 pontos por dólar gasto, mas isso está restrito ao streaming de vídeos e músicas e por isso eu não o levei em consideração.

Por último, tanto a Porto Seguro quanto o Personnalité oferecem 3,0 pontos por dólar em despesas internacionais. Dependendo do perfil de gastos nacionais vs. internacionais, isso pode ser mais vantajoso que os 2,5 pontos do C6 Bank.

Qual é o melhor cartão Mastercard Black?

Vale destacar que o Itaú Uniclass Mastercard Black é um dos únicos cartões do banco que ainda permitem a compra de pontos no seu programa de fidelização, o Sempre Presente.

Acesso às salas VIP do LoungeKey

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a Mastercard oferece acesso gratuito ao seu lounge a todos os portadores de um de seus cartões Mastercard Black (Leia nosso review do lounge aqui). No exterior, os clientes podem usar as salas VIP do LoungeKey.

E aqui temos um diferencial importante entre os diversos cartões brasileiros, pois pelas regras da Mastercard, o acesso é pago. No entanto, alguns bancos oferecem acesso gratuito e ilimitado.

Para os que viajam muito para o exterior e não têm status com nenhuma empresa aérea, os melhores cartões são os que justamente oferecem acesso gratuito e ilimitado às salas VIP do LoungeKey. São eles: Santander Unlimited, Sicredi e Banco Inter.

Qual é o melhor cartão Mastercard Black?

Acesso ao cartão Mastercard Black

Infelizmente, a maior parte das instituições exigem que o cliente tenha uma conta ou algum tipo de relacionamento para ter acesso aos seus cartões.

Reputação 

Como em qualquer outra área, haverá um momento onde o cliente terá algum problema e precisará entrar em contato com a instituição financeira ou banco. Sendo assim, eu decidi incluir a classificação de cada um deles no Reclame Aqui.

Note que isso serve apenas como referência do quão satisfeito os clientes ficaram com o suporte recebido. A classificação do Reclame Aqui vai de 0 a 10 e, quanto maior o número, melhor a assistência recebida.

Impressionante a nota da Caixa e do Banco Safra, não?

Qual é o melhor cartão Mastercard Black?

Melhor Spread

O Spread, que não comparamos neste post, é o ágio que os bancos cobram sobre o dólar PTAX e isso define o valor final da taxa de câmbio do seu cartão. Portanto, quanto menor o spread, melhor o cartão. Ao selecionar o seu cartão de crédito, leve isso em consideração.

Neste link você pode ler nosso post sobre o assunto.

Qual o melhor cartão Mastercard Black?

Como eu disse no início, o melhor Mastercard Black vai depender da situação e interesses de cada um. Porém, se pudéssemos criar um cartão perfeito, usando as melhores características de cada um, imagino que teríamos algo como:

Observações:

  1. Assumindo que o cliente não consiga negociar o valor da anuidade ou não esteja disposto a investir no banco ou instituição financeira em questão.
  2. O banco é relativamente novo e provavelmente ainda não teve muitas reclamações.

E se você teve paciência de ler o post todo, irá se dar conta que o Safra Mastercard Black é provavelmente o pior cartão entre os que avaliamos aqui no Pontos e Viagens.

Algumas Palavras

Espero que as informações acima sejam de alguma valia para quem está pensando em solicitar um cartão de crédito Mastercard Black.

E lembre-se, o melhor cartão é aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Para alguns o menor spread é o ponto mais importante, pois impacta diretamente nas compras no exterior. Já para outros, acesso gratuito e ilimitado a salas VIP é fundamental.

Além disso, lembre-se que você não é obrigado a ficar “casado” com um cartão de crédito para sempre. Seguramente suas necessidades irão mudar ao longo do tempo e você deve rever qual cartão melhor se adequa à essa nova realidade.

Para Saber Mais

Clique nos links abaixo para saber mais sobre cada um dos cartões que comparamos neste post.

Neste link você pode ver quais são todos os benefícios oferecidos pelo Mastercard Black.


Esse artigo não é uma análise da viabilidade financeira dos cartões. Para tanto você deve falar com seu gerente de contas ou um consultor financeiro especializado.