Confira qual é o melhor cartão para pontuar e para dar acesso às salas VIP

10
Qual o melhor cartão para pontuar e para dar acesso às salas VIP?

Ontem eu escrevi sobre os cartões de crédito que oferecem acessos aos lounges do LoungeKey e a partir daquela análise, proponho uma reflexão a vocês. Qual o melhor cartão para pontuar e para dar acesso às salas VIP? Será que esse cartão “único” existe?

Vamos então começar essa análise pelos cartões de crédito que oferecem acessos ilimitados às salas VIP, elencados naquele post, que atualmente são os seguintes:

  • Santander Unlimited Visa Infinite
  • Santander Unlimited Mastercard Black
  • Bradesco Aeternum Visa Infinite
  • Banco do Brasil Altus Visa Infinite
  • Sicredi Mastercard Black
  • Sicoob Merit Mastercard Black
  • Unicred Mastercard Black
  • Uniprime Mastercard Black
  • Banco Inter Mastercard Black

Passamos então a analisar o acúmulo de pontos nos programas de fidelidade dos cartões acima. Os cartões Santander Unlimited pontuam no programa Esfera, enquanto Bradesco e Banco do Brasil pontuam na Livelo e os demais nos programas próprios das suas respectivas cooperativas, à exceção do cartão do Banco Inter que oferece cashback de 1% e não acumula pontos.

Considerando que os cartões acima pontuam entre 2,0 e 2,2 pontos por dólar gasto, com a atual escalada do dólar, todos nós sentimos o reflexo disso no acúmulo mensal de pontos, que literalmente despencou. E aqui já destaco um ponto positivo do Santander, que são as promoções de pontos bonificados, como a Bateu, Ganhou! que terminou no dia 31 de outubro. Com essa promoção, os pontos acumulados chegavam a até 6 pontos por dólar gasto, o que é excelente!

Outro ponto que considero muito positivo no Santander é a transferência na proporção 1:1 do Esfera para o programa Iberia Plus. E se o Santander tem essa ótima parceira aérea, a Livelo tem a TAP Air Portugal como parceira também na proporção 1:1, além de contar com frequentes bônus de transferência que superam os 100%. Entre esses dois programas, cada um tem a sua preferência mas é certo que ambos oferecem ótimas oportunidades de resgates.

Algumas Palavras

Essa discussão que estou a propor é para lá de polêmica, afinal cada pessoa tem uma opinião a esse respeito.

Para quem valoriza os programas da Iberia ou da TAP, as opções do Santander, Bradesco ou Banco do Brasil, me parecem as melhores, apesar de serem cartões bastante exclusivos e não muito acessíveis, seja quanto aos critérios para emissão, seja para isenção da anuidade.

Para quem prioriza os programas de pontos das empresas aéreas nacionais, as opções das cooperativas me parecem as melhores, pois além de serem um pouco mais acessíveis que os cartões relacionados acima, são mas fáceis de isentar a anuidade e possuem spread mais baixo para compras internacionais, sendo zero em alguns casos, como nos cartões da Sicoob.

Eu particularmente não gosto muito desse “papo” de cartão único, pois sabemos que muitas vezes conseguimos os mesmos benefícios com dois ou três cartões combinados, com um custo menor inclusive, como seria o caso de uma combinação entre o cartão Pão de Açúcar com o Banco Inter Mastercard Black, maximizando o acúmulo de pontos com o custo mais baixo do primeiro e com as salas VIP ilimitadas gratuitas do segundo.

Para quem utiliza bastante, por exemplo, os aeroportos onde o Bradesco possui salas próprias, se torna fundamental a inclusão de um American Express – The Platinum Card ou um Elo Nanquim Diners Club na sua carteira.

Enfim, essa é realmente uma longa discussão! No entanto, sem me desviar da proposta desse post, eu proponho essa reflexão a vocês, qual o melhor cartão do Brasil atualmente para pontuar e para dar acesso às salas VIP?