Qual o melhor programa de milhas do Brasil para quem só quer viajar pelo país?

12
Qual o melhor programa de milhas do Brasil para quem só quer viajar pelo país?

Eu perguntei e o Carlos, sempre ele, respondeu! Qual é o melhor programa de milhas do Brasil para quem só quer viajar pelo país? Mas prepare-se, como sempre, a resposta não é A ou B, ou melhor, L, S ou T!

Com a palavra, o Carlos!

Correlação entre preço da passagem e pontos

Confesso que não é um uso que costumo fazer e, desta forma, não sou muito especialista no assunto. Mas como diria Capitão Nascimento, “missão dada é missão cumprida” – e meu tempo está folgado ultimamente. Então vamos lá tentar responder qual o melhor programa de milhas do Brasil!

A dificuldade inicial é estabelecer o conceito de melhor e suas variáveis. Mais ou menos como discutir o conceito do belo e responder: quem é o(a) brasileiro(a) mais belo(a) atualmente? Hoje, eu responderia Marina Ruy Barbosa, mas acho que isto é um desvio do assunto, vou voltar ao tema principal. 😀

Em todos os programas nacionais, costuma haver uma correlação direta entre o valor real da passagem e a quantidade de pontos cobrados para sua emissão. Foi-se o tempo, pré-mercadores de milhas, em que havia passagens custando mil reais ou mais e que poderiam ser resgatadas por dez mil pontos ou menos.

Nestes casos, a vantagem econômica seria tão relevante que a escolha do melhor programa seria relativamente simples.

Como não há mais tabelas de resgate e toda a precificação é dinâmica, me parece difícil de estabelecer, no geral, algum programa que seja mais vantajoso. Seria mais ou menos como responder qual empresa possui as passagens mais baratas.

Até existe esta resposta no geral, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC:

Pegando os dados, Latam possui as tarifas médias mais baixas e Azul, as mais altas. Mas, como diria Homer Simpson:

“Oh, people can come up with statistics to prove anything, Kent. Forty percent of all people know that.

Location, location, location

Qual o melhor programa de milhas do Brasil para quem só quer viajar pelo país?

Assim como a resposta básica para quais são os três fatores mais importantes para uma loja, ou o que prepondera no valor de um imóvel, o principal critério para qual é o melhor programa de pontos é: Location! Location! Location!

Achar uma resposta válida nacionalmente para o melhor programa é impossível. A análise inicial, que deve ser feita, é qual empresa possui a maior ou melhor quantidade de voos, destinos e horários partindo do seu aeroporto mais próximo. Se a pessoa mora em São Paulo, Campinas, Fortaleza, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, as respostas podem ser bastante diferentes.

Se o seu aeroporto é o hub de uma companhia, é bastante provável que o melhor programa de milhas será o desta companhia. Ao mesmo tempo, se o seu aeroporto é mal servido por uma empresa, é difícil que o seu programa de milhas venha a ser muito útil.

Para voos nacionais, há uma significativa vantagem de tempo e concorrência se for possível utilizar voos diretos ao invés de voos com conexões. Supondo que o seu aeroporto seja mal servido pela Azul, seria mais vantajoso utilizar o Tudo Azul para resgatar voos 30% ou 40% mais baratos com a Azul, mas fazendo conexão de 3 horas em Campinas, do que fazer o voo direto e mais caro com Gol ou Latam?

Ou utilizar Smiles, que costuma ter tarifas 50% mais baratas que Latam Pass ou Tudo Azul, mas envolve voos saindo às três da manhã?

Objetivos de uso dos pontos

Qual seria o objetivo principal de uso dos pontos? Resgatar passagens para levar seus filhos de Brasília para Porto Alegre para que possam visitar os avós, com alguma regularidade? Ou levar a família para férias, normalmente em praias do Nordeste?

Sendo um ou vários os objetivos, haverá alguma empresa que oferece mais voos diretos ou em bons horários do que as outras?

Tem uma preponderante? O melhor programa de pontos é o desta empresa. Todas as três (esta pessoa só pode morar em São Paulo ou Brasília)? Vamos continuar então.

Status no Programa de Pontos

Qual o melhor programa de milhas do Brasil para quem só quer viajar pelo país?

Outro fator a ser levado em conta: você possui algum status, ou cartão de crédito, ou assina algum clube ou serviço que te dá alguma vantagem em voar por alguma empresa (bagagem grátis, marcação gratuita de assentos, acesso a lounges)?

Se a resposta for sim e esta empresa te atender em termos de voos, escolha o programa de pontos dela.

De qualquer forma, pode ser que quem tem dúvidas sobre qual é o melhor programa esteja analisando da seguinte forma: tenho pontos no cartão de crédito, transfiro para qual empresa?

Neste caso, a resposta é bem mais simples. O melhor programa é o que vai te possibilitar resgatar as melhores passagens pelo menor custo (típica resposta que não quer dizer nada J).

Sendo mais prático: deixe os pontos acumulando na sua conta. Você já tem alguma data de viagem prevista em que a compra da passagem em dinheiro esteja muito cara (tipo natal com a família, ou ano novo em alguma praia)?

Confira o custo em pontos de cada programa. Mas nunca transfira os pontos para o mais barato, faça também uma pesquisa sobre os bônus de transferência oferecidos recentemente, ou a tendência histórica.

A passagem mais barata no Latam Pass pode ser a mais cara com um bônus de 20% para este programa, 60% para o Smiles e 70% para o Tudo Azul.

Afinal de contas – Qual o melhor programa de milhas do Brasil?

Ao final, utilizando uma frase de um miles coach, ou de mindfulness mileage (nada contra nem um nem outro, apenas uma tentativa de graça com palavras contemporâneas da moda), o melhor programa de milhas é altamente variável, dependendo da localização e dos objetivos pretendidos.

Se fosse responder por mim, diria ser o Smiles, pois a Azul não atende as rotas que normalmente voo e a Gol é que possui os melhores horários, além do status Diamante ser um diferencial na minha escolha.

900 palavras depois, a conclusão do melhor programa de milhas do Brasil fica para cada um descobrir por si mesmo!

Para Saber Mais

Clique aqui para acessar o Smiles, aqui para o TudoAzul e finalmente aqui para o Latam Pass.