Melhores cartões AMEX EUA para milhas

1

Vamos abrir o dia com mais um post do Carlos, nosso especialista em cartões AMEX emitidos nos EUA. Ele informa a anuidade, a pontuação de cada um, com suas respectivas vantagens e indica os modos em que se consegue crédito ao incorrer em gastos incidentais. É um post com muitas informações interessantes!

Introdução

Os cartões de crédito da AMEX americana costumam oferecer, como forma de compensar os valores das anuidades, créditos e benefícios que, se bem usados, podem mais do que compensar os valores das anuidades. Isto sem levar em conta os suculentos bônus de adesão, a pontuação em programas específicos e a isenção da foreign fee, que podem torná-los atrativos para uso em transações diferentes do dólar e até em real, dependendo do caso.

Sobre a aplicação para cartões de crédito americanos, há uma série de postagens aqui indicando minha experiência com o assunto e informações gerais sobre os temas de cada postagem, além de informações valiosas de outros leitores do Milhas & Destinos nos comentários. Há algumas dicas específicas relativas aos cartões Amex nesta outra postagem.

Ofertas do momento

De qualquer forma, os cartões indicados abaixo oferecem créditos mas o seu uso nem sempre é simples de ser feito, então comento formas de se beneficiar com a oferta (sempre há o risco de mudarem alguma regra, mas o que descrevo fiz recentemente e funcionou).

AMEX GOLD DELTA SKYMILES

Amex Gold Delta Skymiles*: este cartão está oferecendo 60k Skymiles de bônus após gastos de U$ 2k em três meses. A anuidade no primeiro ano é gratuita e, nos demais, custará U$ 99. Sem foreign fee. Cartões adicionais são grátis e os portadores do cartão têm direito a uma bagagem grátis em voos da Delta. Para isso o seu número Skymiles tem de estar inserido no bilhete e todos voando na mesma reserva também tem direito a uma bagagem grátis.

Por agora, o cartão não oferece nenhuma pontuação interessante, mas a partir de janeiro do ano que vem, pontuará 2.0 em restaurantes do mundo inteiro e 2.0 em mercados americanos.

Além de ser um cartão grátis no primeiro ano e barato nos demais, oferece um bônus de U$ 50 ao fazer qualquer gasto com a Delta nos primeiros três meses. As opções mais baratas são comprar um fone de ouvido a bordo (U$ 2) ou pagar as taxas de emissão de passagem com milhas (U$ 5,60, no mínimo).

Praticamente qualquer gasto com a Delta, de qualquer valor, aciona o crédito de U$ 50 na sua fatura. Para quem não tem qualquer previsão de voar com a Delta ou comprar passagem nos primeiros meses, funciona comprar um vale compras eletrônico no sítio da Delta. O valor mais baixo ofertado é, coincidentemente, U$ 50 e o vale compras não tem validade, podendo ser usado a qualquer tempo com a Delta.

Quando vier a cobrança da primeira anuidade, é questão de avaliar se vale a pena continuar com o cartão ou não. Se for fazer algum voo doméstico com a Delta, provavelmente compensa pelas bagagens grátis.

AMEX PLATINUM DELTA SKYMILES

Amex Platinum Delta Skymiles*: este cartão está oferecendo 75k Skymiles de bônus após gastos de U$ 3k em três meses. A anuidade é de U$ 195 e passará para U$ 250 no próximo ano. Sem foreign fee. Cartões adicionais são grátis e os portadores do cartão têm direito a uma bagagem grátis em voos da Delta. Para isso o seu número Skymiles tem de estar inserido no bilhete e todos voando na mesma reserva também tem direito a uma bagagem grátis.

Por agora, o cartão também não oferece nenhuma pontuação interessante, mas a partir de janeiro do ano que vem, pontuará 2.0 em restaurantes do mundo inteiro, 2.0 em mercados americanos, 3.0 com a Delta e 3.0 em hotéis.

Há um bônus de U$ 100 ao fazer qualquer gasto com a Delta nos primeiros três meses, servindo as mesmas dicas escritas sobre o Delta Gold.

Fiz o pedido deste cartão pelo bônus inicial e não sei se o manterei no segundo ano, mas há uma possibilidade: a partir da renovação, o cartão dá direito a uma passagem ida e volta grátis para acompanhante, em econômica dentro dos EUA continental. Se casar com algum plano de viagem, isto pode mais do que compensar a anuidade.

AMEX GOLD CARD

Amex Gold Card*: este cartão está oferecendo 40k Membership Rewards de bônus após gastos de U$ 2k em três meses (verifique se há oferta melhor no modo incógnito). A anuidade é de U$ 250. Sem foreign fee. Até 5 cartões adicionais grátis.

Este é um cartão que uso diariamente por pontuar 4.0 em restaurantes do mundo inteiro e 3.0 em passagens aéreas. Tem também 4.0 em mercados americanos.

O cartão oferece U$ 10 mensais de crédito com gastos em algumas redes americanas (minha favorita é a Shake Shack) mas só vai funcionar estando nos EUA.

Há também um crédito de U$ 100 para gastos incidentais em empresas aéreas americanas. Até uns meses atrás, comprar vale compras funcionava para o reembolso, mas não é mais o caso. E passagens aéreas também não funcionam.

Entretanto, por enquanto há um método para compra de passagens com a Delta: você compra a passagem no sítio da Delta e paga com o cartão, mas parte do valor do valor da passagem abata-se com o uso de um vale compras. Ao fazer isso, aparentemente o código da despesa muda e o cartão entende como uma despesa incidental. Sugere-se que o valor da passagem menos o valor do vale compras seja menor que o valor do crédito oferecido, mas isto varia um pouco (relatos no Flyertalk). É um bom uso para o vale compras citado anteriormente nos cartões da Delta.

A parte também interessante é que este crédito é por ano civil e não do cartão. Significa que se o cartão for pedido agora em outubro, serão U$ 100 de crédito até o dia 31 de dezembro e, já no dia 1º de janeiro, mais U$ 100. É necessário lembrar de selecionar a Delta para receber o crédito no aplicativo do cartão antes de efetuar os gastos.

AMEX THE PLATINUM CARD

Amex The Platinum Card*: este cartão está oferecendo 60k Membership Rewards de bônus após gastos de U$ 5k em três meses (verifique se há oferta melhor no modo incógnito). A anuidade é de pesados U$ 550. Sem foreign fee.

O cartão pontua 5.0 em passagens aéreas e reservas pelo Amex Travel e dá acesso aos lounges da Amex, além do Priority Pass Select (acesso gratuito aos lounges para titular mais dois convidados, mas não serve para o crédito em restaurantes) e alguns outros lounges.

Há duas opções de cartões adicionais. Uma são cartões Gold, que tem esse nome só para confundir. Estes cartões são de graça e pontuam exatamente como o TPC, mas não tem os benefícios adicionais do cartão.

A outra são até três cartões Platinums por U$ 175, com os benefícios de acesso aos lounges Amex e Priority Pass.

O cartão oferece U$ 20 mensais de crédito na Uber, mas só vai funcionar estando nos EUA.

Há também um crédito de U$ 200 para gastos incidentais em empresas aéreas americanas, mas funciona exatamente como no Gold Card. A possibilidade de uso em passagens aéreas da Delta é também da mesma forma descrita anteriormente, assim como o crédito por ano civil.

Pessoalmente, não acho que este cartão valha a pena, pois acho muito caro para benefícios não tão grandes. Se os créditos fossem de uso mais fácil ou no Brasil, a história seria outra.

De qualquer forma, acrescentei-o à lista apenas porque alguns leitores disseram tê-lo pedido nas postagens anteriores e fica, então, a dica para uso do crédito aéreo.

AMEX HILTON ASPIRE

Amex Hilton Aspire*: este cartão está oferecendo 150k Hilton Honors de bônus após gastos de U$ 4k em três meses. A anuidade é de U$ 450. Sem foreign fee. Apesar da anuidade ser cara, acho este o melhor exemplo de como os benefícios do cartão podem justificar este gasto mas não seu uso.

Primeiramente, o cartão oferece status Diamond na rede Hilton, que é o mais alto. Dá direito a café da manhã grátis e acesso aos lounges executivos dos hotéis. Tem também Priority Pass Select (acesso gratuito aos lounges para titular mais dois convidados, mas não serve para o crédito em restaurantes).

O cartão pontua 14.0 na rede Hilton e, somente nestes gastos, o seu uso vale a pena. Para os demais, acho qualquer um dos cartões anteriores melhor.

Há dois benefícios bastante interessantes. Primeiro é uma estadia grátis em qualquer hotel da rede em um final de semana (de sexta a sábado ou sábado a domingo ou domingo a segunda). O segundo é um crédito de U$ 250 para gastos em estadias na rede, funcionando até para pagamento de diárias se você estender sua estada.

Finalmente, o cartão também oferece U$ 250 de crédito para gastos incidentais em empresas aéreas americanas, funcionando exatamente como no Gold ou Platinum Card. A possibilidade de uso em passagens aéreas da Delta é também da mesma forma descrita anteriormente, assim como o crédito por ano civil.

* Se você for aplicar para algum dos cartões e usar estes links, recebo um bônus por aplicação. Agradeço se for possível, apenas verifique se a oferta é a melhor disponível.

Algumas Palavras

Pelas descrições que o Carlos deu, os cartões brasileiros ainda estão engatinhando em termos de benefícios aos viajantes. Não sei se é falta de concorrência ou total desinteresse, já que cada dia mais pessoas pedem os cartões e pagam anuidades altíssimas, mesmo sem que a maioria das administradoras ofereça qualquer diferencial permanente como pontuação diferenciada em hotéis, ou postos de gasolina, restaurantes etc.

Alguém tem AMEX americano ou pretende pedi-lo?