MercadoPago: pague boletos com seu cartão de crédito e acumule pontos

49
JAL First Class CGK - NRT B773 Fev 2017

[O MercadoPago é um sistema de pagamentos criado pelo Mercado Livre e concorrente direto de outros grandes players de pagamentos como Paypal, Moip e PagSeguro. Através do sistema você pode enviar dinheiro para outras contas, comprar produtos no Mercado Livre, sacar dinheiro para sua conta corrente, recarregar celulares e pagar contas.
Há alguns dias iniciou-se um buzz geral sobre a nova ferramenta do MercadoPago para pagamento de boletos bancários através de cartões de crédito (disponível apenas no app da empresa). Isto porque a ferramenta, a princípio, só aceitaria o pagamento de contas de consumo como água, gás, energia e telefone. Porém, ao testar o pagamento de outros tipos de boletos, os mesmos foram aprovados. Isto significa pagar qualquer tipo de boleto através do seu cartão de crédito, ou seja, acumule pontos/milhas pagando todas as suas contas pelo Mercado Pago e seja feliz! =)
Eu cheguei a esta informação através de um grupo de discussão do site Falando de Viagem e, desde então, vários usuários de lá realizaram diversos tipos de pagamento – eu inclusive – a fim de encontrar quais seriam as limitações do sistema.
À época, muita gente teve pagamentos perdidos, onde o dinheiro havia sido debitado do cartão de crédito, porém o boleto não constava como pago, e pior, nem os atendentes do Mercado Pago (MP) sabiam o que havia acontecido. Além disso, boletos emitidos pelo banco Santander nunca foram validados, também gerando transtornos.
Aparentemente, os principais problemas vêm sendo corrigidos e não sabemos se o Mercado Pago manterá a plataforma liberada para pagamento de todos os tipos de boletos apenas na fase Beta do projeto. A grande questão é continuar aproveitando enquanto ainda dá tempo!
Apesar da melhora no sistema, listo algumas dicas abaixo:
[ul type=plus]

  • Pague seus boletos apenas em horário comercial;
  • Evite pagar boletos emitidos pelo banco Santander (não há problema em pagar boletos de outros bancos com seu cartão Santander);
  • Evite pagar faturas do cartão de crédito com o próprio cartão, gerando looping (não posso confirmar, mas acredito que possa ser classificado como crime financeiro);
  • Caso não consiga pagar nenhum boleto, tente ter pelo menos R$1 de saldo em sua conta MP e tente novamente;
  • Se mesmo assim não conseguir pagar, faça logoff e login novamente e, logo que acessar o app, clique diretamente na opção de pagamento de contas;
  • Evite utilizar o leitor de código de barras (às vezes ele lê errado). Ou seja, sempre digite o número do boleto para evitar problemas desnecessários.

[/ul]
As opções para o acúmulo de pontos são infinitas, pague: condomínio, financiamento de imóveis e veículos, escola dos filhos, aluguel, dentre muitas outras opções. Eu aproveitei a oferta do KM de Vantagem para compra de combustível com desconto, a qual só aceita pagamento via boleto, e paguei com o cartão de crédito. Ou seja, além do desconto no combustível, ainda recebi pontos pela compra!
Hoje eu paguei um boleto do Santander e até o momento não houve cancelamentos ou estornos. Atualizarei o artigo assim que ele estiver validado pelo emissor.
UPDATE: O boleto do Santander pago no MercadoPago apareceu como quitado hoje.

Opção de pagamento de boletos com cartão de crédito - App Mercado Pago
Opção de pagamento de boletos com cartão de crédito – App Mercado Pago

Exemplo de boleto pago com cartão de crédito no Mercado Pago
Exemplo de boleto pago com cartão de crédito no Mercado Pago

Para baixar o aplicativo do Mercado Pago, clique aqui se você possui celular Android ou aqui se possui celular Apple.