MileagePlus altera requisitos para qualificação

1

O MileagePlus, programa de milhas da United Airlines, alterou os requisitos para a qualificação em suas categorias. As mudanças foram bem profundas.

Como a maioria sabe, alguns programas de milhas agora exigem uma quantidade mínima de gastos, aliada a um número de milhas qualificáveis para atingir os diferentes níveis de status.

O MileagePlus exigia milhas qualificáveis (PQMs) ou segmentos qualificáveis (PQS), acrescidos de dólares qualificáveis. Os PQMs e PQSs são baseados na classe tarifária: quanto mais alta, maior o multiplicador de milhas e segmentos qualificáveis.

As Mudanças

A partir de 2020, serão exigidos pontos qualificáveis (PQP – olha a ironia! 🙂 ) e voos qualificáveis (PQF). A distância voada não mais importa para a aquisição de status.

Novos requisitos

PQFs – quase todos segmentos serão qualificáveis, com um único multiplicador, que será 1. Os segmentos em Basic Economy – a tarifa sem direito a quase nada – não será elegível para PQFs, mas será para PQPs (um dia eu me acostumo a escrever isso sem vontade de rir …). Os segmentos voados com bilhetes prêmio também estão excluídos dos PQFs.

PQPs – cada dólar gasto corresponderá a 1 PQP. Lembrando que só a tarifa conta para os gastos. As taxas aeroportuárias e qualquer outro acessório está excluído da matemática dos PQPs.

Agora vem o coup de grace … os valores para qualificação de status aumentaram muito! Para ser Premier 1K, será necessário um gasto mínimo de USD 18.000, acrescidos de 54 voos. Ou apenas USD 24.000, sem o requisito de um mínimo de voos.

O MileagePlus avisa, contudo, que apesar dos requisitos serem mais exigentes, há mais meios de se conseguir os PQPs como, por exemplo, por meio do pagamento pela escolha antecipada de assentos, os co-pagamentos para bilhetes emitidos na modalidade milhas + dinheiro, upgrades pagos etc.

Voos da Star Alliance

Voando nas parceiras da Star Alliance, será possível conseguir PQPs do seguinte modo:

A tabela acima também é válida para voos com a Azul. Assim, se você ganhar 360 milhas award pelo voo, você vai receber 72 PQPs para o preferred partner e 60 PQPs para o parceiro MileagePlus.

O número de milhas resgatáveis é igual às milhas resgatáveis base acrescidas da classe tarifária de bônus, se houver.

Para mim não ficou claro como serão calculadas essas milhas award pelo voo – se tem relação com a distância voada e como será o impacto no PQP.

Para nossa tristeza imensa, não haverá mais isenção de qualquer tipo para clientes com residência no exterior, como é nosso caso.

Como era e como ficou …

Algumas Palavras

As mudanças foram, certamente, radicais. O modelo de fidelização já não existe mais, dando lugar ao modelo de monetização. O que importa, essencialmente, é quanto o passageiro gasta com a empresa.