Milez – O maximizador de milhas que você deve manter em sua lista de ferramentas para passageiros frequente

7
Milez: o Maximizador de Milhas que você deve manter em sua lista de ferramentas para passageiros frequente

Em 2016 eu escrevi sobre o Millez.biz (veja os detalhes aqui), ou simplemente Milez, site do Philipp Gysling muito interessante para estudar quais resgates com milhas são mais interessantes nos programas aéreos espalhados pelo mundo.

Desde então, a ferramenta sofreu significativas modificações, incluindo agora uma versão paga (todos os anúncios que existiam previamente foram retirados para criar uma interface mais amigável). Mesmo assim o Philipp ainda manteve recursos abertos de forma gratuita, porém com limitação de uso mensal (15 consultas). A seguir explico um pouco sobre a ferramenta e porque você deve mantê-la na sua listinha de consultas ao emitir um bilhete com milhas.

Comumente eu recebo perguntas do tipo: “Paulo, qual o melhor programa para emitir um bilhete do interior do Vietnã para o Brasil?” ou “Paulo, o que eu consigo fazer com 100.000 milhas AAdvantage?”. E é justamente para estes tipos de dúvidas que o Milez.biz é uma ferramenta poderosa.

Quantidade de milhas / pontos necessárias para uma determinada emissão

O Milez permite que você realize consultas de quantas milhas serão necessárias para determinada emissão. Para isto, basta acessar o link Miles Calculator.

Calculadora Milez – GRU a HND – Formulário de pesquisa

Caso você queira saber quantas milhas/pontos serão necessários em um programa de fidelidade específico, basta marcá-lo no formulário. Deixando esse campo em branco, ele irá gerar uma consulta comparativa entre todos os programas de fidelidade disponíveis na base de dados do site (na data de escrita desta publicação, 80 programas de fidelidade).

Após submeter o formulário acima, ele retorna com o melhor resultado (menor quantidade de milhas / pontos a serem utilizados) juntamente com uma lista completa do custo para diversos programas de fidelidade pelo mundo.

Milez: o Maximizador de Milhas que você deve manter em sua lista de ferramentas para passageiros frequente
Calculadora Milez – GRU a HND – Resultado da pesquisa

Neste caso, ele retornou que a melhor emissão seria através do Iberia Plus. Como este é um programa que calcula a quantidade de milhas/pontos (Avios) sobre a distância voada, existem diversas rotas possíveis. No caso, o Milez calcula a menor quantidade de milhas/pontos necessários baseado na rota mais atraente. Assim, quando acessamos o detalhe do Iberia Plus, ele nos mostra que a emissão será realizada para voar com companhias parceiras com uma conexão em Londres (LHR) e em baixa temporada (off peak). Clique aqui para ver a tabela de resgates do Iberia Plus para voos Oneworld.

Milez: o Maximizador de Milhas que você deve manter em sua lista de ferramentas para passageiros frequente
Calculadora Milez – GRU a HND – Resultado da pesquisa para Iberia Plus

É importante ressaltar que o Milez não exibe a disponibilidade real, mesmo porque você não preencheu nenhuma data, mas sim qual será o resgate mais em conta que você conseguirá fazer para aquele determinado trecho pesquisado.

Isso é realmente uma mão na roda, pois rapidamente você consegue realizar um comparativo entre diversos programas de fidelidade pelo mundo.

Pode ser que você encontre alguma incompatibilidade no site, por exemplo, a informação de quantos pontos Amigo seriam necessários para determinada emissão. Mesmo com algumas informações não tão atualizadas, como o resultado de um programa de fidelidade que não mais existe, ainda considero a ferramenta excepcional para iniciar um balizamento de quais programas você irá atacar para a emissão de sua próxima viagem.

MIlez e a divisão de Zonas por programa de fidelidade

A maioria dos programas de fidelidade, em algum momento, já tiveram resgates tabelados. Isso significa que a quantidade de milhas solicitadas para um determinado resgate não variava para viajar da Zona 1 para uma Zona 2, por exemplo, independente dos aeroportos envolvidos.

Com a larga mudança dos programas para resgates flexíveis, as zonas deixaram de ser tão atraentes, uma vez que as tarifações em milhas também sofrem flutuações frequentes. Apesar disso, ainda existem programas com resgates tabelados e a ferramenta de divisão de Zonas do Milez nos ajuda a verificar os famosos sweet spots (resgates realmente interessantes pela quantidade de pontos/milhas solicitados versus distância/cabine/aérea voados).

Para utilizar a ferramenta basta acessar o link Frequent Flyer Program Zones.

Eu, por exemplo, sempre tive muita curiosidade em saber todos os países por zonas no programa TAP Miles & Go, principalmente porque essa informação não é divulgada no site do programa de fidelidade. E foi através do Milez que eu descobri um sweet spot muito maneiro.

Vejam só a pesquisa realizada:

Milez – Pesquisando Zona Europa e Norte da África no TAP Miles & Go

Para a pesquisa acima, obtemos o seguinte resultado:

Milez – Pesquisando Zona Europa e Norte da África no TAP Miles & Go – Resultado

Olhem só que interessante! Atualmente o Miles & Go cobra 140 mil milhas para uma ida e volta do Brasil até a Europa com as companhias parceiras do programa. Quando você pensa que pode emitir uma passagem de Viracopos para Lisboa com a Azul pagando esse valor, ele não é nada atrativo, não é mesmo?

Veja agora o Cazaquistão. O país está contemplado como Europa (pela informação do Milez), um lugar considerado como Ásia Norte pela maioria dos programas de fidelidade mundiais. Desta maneira, existe uma super oportunidade de voar muitas milhas pagando-se um valor relativamente interessante!

Dos parceiros Star Alliance que possuem voos para Astana ou Almaty hoje, podemos listar: Lufthansa, LOT e Turkish Airlines. Desta maneira, façamos uma simulação! De São Paulo a Frankfurt seguindo para Almaty você voará 9.246 milhas o trecho, ou 18.492 milhas ida e volta em troca de 140 mil milhas TAP Miles & Go. Nada mal né?

Eu efetivamente não tentei emitir este bilhete para verificar se de fato seriam cobradas as 140 mil milhas. Sintam-se à vontade para testar e compartilhar com nossa comunidade de leitores nos comentários abaixo.

Milez – Para onde consigo voar?

No link Suggestions Engine é possível saber para onde você consegue voar com uma quantidade pré-determinada de milhas. Esta ferramenta é muito interessante para quem já possui milhas em algum programa de fidelidade e está sem idéias para utilização das mesmas.

Milez - Onde suas milhas podem te levar?
Milez – Onde suas milhas podem te levar?

Existem diversos critérios a serem preenchidos neste formulário como: voos de ida e volta, pode ser incluídas conexões, destinos aleatórios ou maximização da utilização de milhas.

O resultado sempre trará 5 rotas possíveis com a quantidade de milhas disponíveis.

Milez - Onde suas milhas podem te levar? - Resultado
Milez – Onde suas milhas podem te levar? – Resultado

Algumas Palavras

O Milez possui mais algumas outras ferramentas, porém estão mais voltadas ao passageiro frequente fora do Brasil e, portanto, deixei elas de fora neste tutorial.

Apesar de algumas inconsistências no site do Milez.biz, é uma ferramenta que há muito tempo está na minha lista de preferidas e, particularmente, recomendo que também esteja na sua. É um excelente balizador para iniciar suas pesquisas e ter ideias interessantes de viagens futuras.

Para Saber Mais

Clique aqui para ler sobre outros tutoriais em nosso site.