Norwegian Airlines pode ser estatizada

0
Norwegian Airlines pode ser estatizada
Norwegian Airlines B787

A Norwegian Airlines, como tantas outras empresas aéreas pelo mundo, está em apuros e pode ser estatizada como alternativa à falência. A empresa já recebeu auxílio financeiro do governo norueguês no valor de US$ 330 milhões, que não foi o suficiente dado o agravamento da pandemia.

Segundo o seu CEO, Jacob Schram, a empresa não tem caixa para atravessar o inverno europeu. Diante disso, o governo da Noruega está considerando assumir parte da empresa, aos moldes do que fez o governo alemão com a Lufthansa.

Talvez por consequência de um crescimento agressivo, tanto em rotas quanto em aeronaves, a Norwegian já não estava financeiramente bem antes da covid-19. Portanto, a pandemia só fez agravar ainda mais a situação da empresa.

A Norwegian foi a primeira low cost a lançar voos intercontinentais com algum sucesso. Pelo menos, suas rotas duraram mais que as de qualquer outra concorrente.

Norwegian na América do Sul

Em 2018 a Norwegian Airlines começou a operar voos domésticos na Argentina, com planos de expandir suas operações para toda a região. Porém, problemas políticos e a crise econômica minaram os planos da empresa e em dezembro de 2019 as operações foram vendidas para a JetSmart.

Além dos voos domésticos na Argentina, a empresa também lançou voos de Londres para o Rio de Janeiro e Buenos Aires. No entanto, a pandemia da covid-19 forçou a suspensão das operações.

Pelo que se sabe as operações no Brasil iam relativamente bem, mas não o suficiente para tornar o voo diário. As tarifas eram baixas, mas a diferença de preços em relação à British Airways não era significativa.

Resta saber se passado o furacão da covid-19 a empresa terá ânimo e caixa para voltar para a América do Sul.

Norwegian Airlines Estatizada

Se essa estatização realmente acontecer, a Norwegian não será um caso único. Em realidade, ela fará parte de um grupo relativamente grande que inclui a TAP, a Lufthansa, a Finnair, a Qatar Airways e outras tantas.

Políticos noruegueses, no entanto, dizem que essa é uma solução temporária e assim que for possível o governo se livrará de sua participação na empresa.

Você concorda com a nacionalização de empresas aéreas como forma de salvá-las da falência?

Maxmilhas