A nova política de remarcação de passagens da Qatar Airways – Quase um sonho!

46
Qatar Airways recebe US$2 bilhões em ajuda do governo qatari

Em tempos de covid-19, com empresas aéreas à beira do abismo e tentando incentivar a todo custo que seus clientes voltem a reservar voos, a nova política de remarcação de passagens da Qatar Airways é quase um sonho.

Obviamente, o objetivo da empresa é seduzir eu, você e todo mundo a comprar um bilhete com eles nesse momento de “vacas” magras. Mas será que fizeram o bastante? Continue lendo e tire suas próprias conclusões!

Novas regras de remarcação de passagens da Qatar Airways

Para o passageiro se qualificar às novas regras de remarcação de passagens da Qatar Airways, é preciso comprar um bilhete para viagens até 31 de dezembro de 2020.

Bilhetes válidos por dois anos

Quem comprar um bilhete para viajar até o fim do ano e depois mudar de idéia, tem a chance de remarcá-lo para até 24 meses adiante.

Note que essa remarcação deve ser feita por telefone.

Alterações Ilimitadas

Além de ter até 2 anos para usar a passagem, o cliente pode mudar a data e o destino, isso mesmo, até o destino, quantas vezes quiser.

O cliente pode inclusive alterar a origem, desde que a nova cidade seja no mesmo país. E o destino pode ser alterado para qualquer um na malha da empresa, desde que o mesmo fique a até 5.000 milhas (8 mil Km) do destino original.

Atualização 14-05: Alguns leitores ficaram em dúvida se haveria cobrança de diferença tarifária em remarcações para outros destinos dentro do raio de 5 mil milhas.

De acordo com esse documento (clique aqui) não há cobrança de diferença tarifária contanto que a mudança e a viagem sejam feitas até 31 de dezembro de 2020. Confira o que diz (em inglês) as “Core Guidelines” na página 2 do documento.

Portanto, para remarcações para 2021 haverá cobrança de diferença tarifária. Eu liguei para o Serviço de Atendimento da Qatar e eles me confirmaram isso.

Troque por Qmiles

Esta é provavelmente a opção mais inusitada. Neste caso, depois de fazer a reserva, ao invés de voar o cliente pode entrar em contato com a Qatar e converter o valor da passagem em Qmiles (milhas no programa de fidelização da Qatar).

Para cada dólar o cliente receberá 100 milhas.

Troque por vouchers

Caso a pessoa desista completamente de viajar, a Qatar pode ainda oferecer um voucher que será acrescido de 10% do valor original da passagem.

Os vouchers são válidos por 2 anos e podem ser usados em viagens futuras.

Reembolso do bilhete

Se nenhuma das opções acima forem convenientes, o passageiro pode simplesmente entrar em contato com a Qatar e pedir o reembolso.

O reembolso será feito na mesma forma de pagamento originalmente usada pelo cliente.

Para Reservar com a Qatar Airways

A Qatar Airways informou que a partir do final de maio começará a operar para 80 destinos ao redor do mundo. A partir deste ponto, mais voos e frequências serão progressivamente adicionados à malha global da empresa.

Neste link você pode acessar a página da Qatar e ver as rotas que a empresa estará operando a partir do final de maio.

Algumas Palavras

A Qatar claramente levou as políticas de flexibilização de passagens para outro nível. As possibilidades até aqui oferecidas por outras empresas aéreas não chegam nem aos pés do que temos na Qatar.

Obviamente, isso é uma ação extrema da empresa na tentativa de gerar caixa no momento, o que é totalmente compreensível.

Quanto às alternativas acima, elas abrem opções infinitas para quem estiver disposto a gastar algum dinheiro na Qatar neste momento. Por exemplo, para os leitores do Pontos e Viagens que vivem na Europa, é possível comprar um bilhete para a Tailândia que historicamente tem preços super baixos e depois mudar para qualquer outro destino na Ásia.

Ah se nossas empresas tupiniquins nos oferecessem pelo menos uma fração do que a Qatar está oferecendo…

Confira aqui um ótimo post que o Paulo escreveu com idéias para aqueles que quiserem arriscar a fazer uma emissão de passagens com a Qatar e viajar ainda em 2020.

Para Saber Mais

Clicando aqui você pode ler todos os detalhes diretamente no site da Qatar Airways.

Aqui você pode ler a notícia publicada pela Bia de que a empresa não terá primeira classe em seus voos até, pelo menos, junho do ano que vem.

HT: One Mile at a Time