Todos que acompanham meus posts sabem que eu não nutro especial apreço pelo LATAM Fidelidade. Na realidade, atualmente, não estou empolgada com nenhum programa de milhas que conheço – mas isso é outro papo.
Entretanto, o Fidelidade oferece um excelente benefício pouco conhecido pelos seus clientes: a possibilidade de upgrade da econômica para a executiva em um bilhete emitido com pontos.
Sim, é possível emitir um bilhete em econômica com pontos e tentar o upgrade para a executiva.
Para quem é Black e Black Signature, não há exigência de coupons e nem limite de voos anuais. Além disso, esses clientes dispõem de 6 coupons para fazer o upgrade de acompanhantes na mesma reserva.
Já os clientes Platinum e Gold têm, respectivamente 6 e 2 coupons. Isso significa que os clientes Platinum podem, por exemplo, emitir ida e volta para Europa/EUA com pontos e conseguir upgrade nos 2 trechos.
O upgrade deve ser solicitado a partir da abertura do check-in, ou seja, ele não é garantido na hora da reserva. A prioridade para conseguir o check-in é por status e, em seguida, pelo horário do check-in.
Isso quer dizer que se um cliente Black Signature tem preferência sobre os demais clientes, independentemente da hora em que ele faz o check-in. Agora, no caso de dois clientes Black Signature pedirem upgrade e há somente um assento disponível, aquele que fez o check-in primeiro tem preferência.
E isso funciona mesmo? Sim! Reservei minha passagem de Milão para o Rio por 34.000 pontos na econômica e voei de executiva. Uma pechincha para 12 horas de voo.
Espero que vocês possam aproveitar a dica, porque eu sinceramente não sei até quando o LATAM Fidelidade vai manter isso do jeito que as coisas vão …