O site de reservas de hotéis Reserva Cool é confiável?

65
Ponto de interrogação
Ponto de interrogação

Há quase um mês atrás, recebi uma mensagem de um leitor com dúvidas em relação a um site de reservas de hotéis pouco conhecido, chamado Reserva Cool. Na ocasião, o leitor perguntou se eu considerava o site confiável, pois o mesmo havia encontrado uma opção de estadia com um desconto excepcional!

A pesquisa sobre o Reserva Cool

Geralmente quando tenho dúvidas sobre a idoneidade de uma empresa online, realizo algumas pesquisas básicas. Por exemplo, a primeira coisa que fiz foi procurar referências no Google, porém a única coisa que encontrei foi um artigo no portal Panrotas, de janeiro de 2019 (clique para ler).

Em seguida, costumo verificar os registros dos domínios do site. No caso do Reserva Cool, está assim:

Whois do domínio Reserva Cool no Registro.br

Fico mais tranquilo quando o domínio foi registro por um CNPJ. Já me deparei várias vezes com sites que pareciam profissionais mas haviam sido registrados com CPF!

Com este número, pesquisei no site da Receita Federal a situação da empresa:

ReservaCool - CNPJ de bar
ReservaCool – CNPJ de bar

Nesta etapa comecei a ficar com receio sobre o site. O CNPJ da empresa está relacionado com atividades de bares, nada relativo à reserva de estadias ou agências de viagens online. Além disso, o endereço é no Rio de Janeiro, quando na página oficial da empresa, o endereço fica em Barueri, em São Paulo. Ao consultar o Quadro de Sócios e Administradores, me espantei com o capital social de apenas R$3.500.

Quadro de Sócios e Administradores - Reserva Cool
Quadro de Sócios e Administradores – Reserva Cool

Voltado ao site e olhando o código fonte da página, existem dois CNPJs escritos como comentários no HTML:

Código fonte - Reserva Cool
Código fonte – Reserva Cool

Este segundo CNPJ é relacionado com uma farmácia em Maringá, Paraná.

ReservaCool – CNPJ de farmácia

O capital social do CNPJ acima é de R$30.000, porém mais uma vez, nada relacionado ao ramo de turismo.

Também olhei reclamações no site Reclame Aqui, porém não existia nenhum registro (hoje existem dois que foram abertos em 2020).

O x da questão

Voltando à oferta que o leitor havia se deparado, havia sido divulgado o seguinte nas redes sociais:

A ReservaCool está proporcionando 70% de desconto com o código SECRETO.

Ou seja: Escolhe o seu hotel, adiciona sua compra no carrinho e depois insere o código SECRETO no campo de cupons! E pronto!
O desconto é dado na hora 🤑

A minha conclusão para o leitor à época (por volta de 15/12/19) era de que não realizasse a reserva.

Hoje houve um grande burburinho em diversas redes sociais, pois o site voltou a oferecer diárias com descontos de 50% através dos cupons para vários blogs para hospedagens que iniciam após o dia 20/02/20.

Após finalizadas as duas promoções muita gente está com receio da empresa não honrar as reservas, mesmo que os hotéis estejam confirmando as mesmas.

Algumas Palavras

Resolvi escrever este artigo para abrir um espaço de discussão entre todos que aproveitaram essas ofertas. Eu, particularmente, não tive coragem de arriscar, porém também não posso afirmar nada sobre a idoneidade da empresa. Como falei anteriormente, costumo realizar algumas pesquisas e, através dos resultados, julgo se vale a pena correr o risco ou não. Neste caso, preferi não arriscar.

Para quem aproveitou, gostaria de saber se os hotéis estão confirmando as reservas e principalmente, estão conseguindo fazer o checkin normalmente? Vi relatos de pessoas que conseguiram se hospedar esse mês através das reservas com 70% de desconto, mas a minha maior preocupação é com quem tem reservas futuras.