Opinião – A descoberta de uma vacina para a covid-19 é apenas o começo rumo à normalidade

20
Opinião – A descoberta de uma vacina para a covid-19 é apenas o começo rumo à normalidade

2020 seguramente entrará para a história recente como o ano em que o mundo parou e o vilão, responsável por tal façanha, foi um ser milhares de vezes menor que um grão de sal. E como tudo nos dias de hoje, em um passo politizamos e polemizamos o vilão.

Vírus chinês, invenção da mídia, negacionismo, catastrofismo e por aí vai, basta procurar um pouco e você encontrará uma teoria para acreditar. Agora, independente daquilo que você acredite, ou não, levará muito tempo para voltarmos aos níveis de dezembro de 2019.

A humanidade experimentou uma significativa melhora na qualidade de vida nas últimas décadas e com isso vieram as viagens. O mundo ficou pequeno e muitos tiveram o prazer de sair do seu dia-a-dia e experimentar algo novo. Obviamente, todos queremos isso de volta.

Atualmente as viagens de turismo são uma fração do que eram a alguns meses atrás e todos estamos contando com uma vacina – qualquer uma – para colocarmos os pés na estrada novamente. Mas, será que a chegada de uma vacina hoje significa viagens em, digamos, 30 dias?

Os mais otimistas acreditam que sim. Porém, ao que tudo indica, a realidade será um pouco diferente e talvez tenhamos que esperar muitos meses, após o início de uma vacinação, para termos as nossas viagens de volta.

Primeiro, vem a eficácia de qualquer nova vacina para a covid-19. Funcionará para todos? Quais serão os efeitos colaterais? Além disso, já se fala que provavelmente a tal vacina demandará duas doses para que fiquemos imunizados, adicionando assim pelo menos 1 mês de espera entre uma aplicação e outra.

Não se pode esquecer também das prioridades. Como num primeiro momento não existirão doses suficientes para todos, algum tipo de ordem de vacinação terá que ser implementada. Algo como trabalhadores da saúde, pessoas em grupos de risco, policiais e talvez depois eu e você!

Por último, vêm os desafios logísticos de uma vacinação em massa. Além de não termos doses suficientes para todos, como produzir e distribuir em larga escala? É possível? Obviamente que sim, mas isso demandará planejamento e investimento. Ou seja, coloque mais alguns meses nessa conta.

Portanto, é ilusão achar que uma vacina para a covid-19 é o passaporte imediato para as nossas viagens recomeçarem. Penso que precisaremos de uns 6 meses a partir da introdução de uma vacina, para que tenhamos algum senso de normalidade.