20 países banem voos para Inglaterra após descoberta de mutação do vírus da covid-19

1
Países europeus banem voos para Inglaterra após descoberta de mutação do vírus da covid-19

Até o fim da tarde de sábado tudo estava indo bem para os britânicos, que poderiam viajar e se reunir com seus familiares entre os dias 23 e 27 de dezembro. No entanto, o crescente número de novos casos de covid-19 causados por uma mutação do vírus levou o governo a paralisar a Inglaterra. Num movimento similar, o País de Gales e Escócia também recrudesceram as regras.

As restrições de viagem anteriormente revogadas foram postas em prática novamente e medidas mais duras implementadas em Londres e no sul da Inglaterra com o intuito de conter os novos casos. Os moradores de Londres, por exemplo, não poderão se reunir durante o Natal e não devem sair de suas casas a não ser que seja estritamente necessário.

Segundo dados iniciais, a nova variação do vírus chega a ser 70% mais contagiosa. Porém, não há indícios de que seja mais letal ou resistente à vacina que está sendo aplicada na população. A preocupação maior, como sempre, é a superlotação nos hospitais; daí a restrição no movimento das pessoas.

No entanto, esta mutação do virus da covid-19 não é nova na Inglaterra. Ela já era conhecida pelos cientistas desde setembro e o que estamos tendo agora é apenas o pico da contaminação.

Numa tentativa de barrar a disseminação da nova variante do vírus da covid-19 os seguintes países barraram voos de e para o Reino Unido:

France
Germany
Italy
Ireland
Netherlands
Belgium
Austria
Sweden
Switzerland
Estonia
Latvia
Lithuania
Bulgaria
Romênia
Croacia
Turquia
Iran
Israel
Kuwait
El Salvador

Além dos voos, viagens de trem e ônibus também estão vedadas.

Só o tempo dirá o quão efetivas serão essas medidas. Inclusive, já há registros de infecções causadas por essa nova variação do vírus na Alemanha, Bélgica e Dinamarca. Infelizmente, o que era para ser um Natal relativamente calmo para muitos, tem tudo para se tornar uma repetição do último verão onde as pessoas foram impedidas de deixar suas casas.