Um passeio de barco em Halong Bay

6
Um passeio de barco em Halong Bay

Um passeio de barco em Halong Bay deve fazer parte do roteiro de qualquer um que visite o Vietnã e vá até o norte do país. Quando penso em tudo que vi e experimentei, Halong Bay foi um dos pontos altos da minha viagem.

O que é Halong Bay

Halong Bay é um dos Patrimônios Históricos da UNESCO e se localiza no nordeste do Vietnã. A baía é conhecida por suas águas de cor de esmeralda e as muitas rochas de calcário com vegetação, fazendo dela um paraíso!

Como chegar a Halong Bay

Halong Bay fica a 170km de Hanói e é de fácil acesso graças a uma moderna rodovia que foi construída nos últimos anos. Nossa viagem desde o centro de Hanói até lá durou em torno de 2.5h, incluindo uma parada no meio do caminho.

Nós contratamos o transfer de Hanói até Halong Bay como parte do passeio de barco. Porém, é possível contratar transfers independentes e provavelmente mais baratos. Apenas tenha em mente que caso eles atrasem, o operador do passeio de barco não aguardará a sua chegada e você terá que pagar uma taxa extra para ser levado até o barco.

Saída do porto

O Passeio de barco em Halong Bay – Escolhendo a operador

O passeio de barco em Halong Bay, ou mini cruzeiro como alguns preferem chamar, foi uma das atividades que eu mais dediquei tempo durante o planejamento da viagem pelo Vietnã. O que mais me preocupava era achar a empresa certa para fazer o cruzeiro.

Eu havia lido muitos relatos de turistas reportando falta de higiene e até mesmo casos de ratos em certos barcos. A última coisa que eu queria era acordar no meio da noite com um rato olhando para mim!

Navegando em Halong Bay

Depois de pesquisar várias empresas e conversar com algumas pessoas, eu optei pela Paradise Cruise. Admito que não era a mais barata, mas eu fiquei muito satisfeito com o serviço oferecido.

Eles têm três tipos de barcos, que são o Paradise:

  • Sails
  • Elegance
  • Peak

Eu optei pelo Paradise Elegance e tenho a impressão que fiz a escolha certa. Nem o mais caro, nem o mais barato!

O Passeio de Barco em Halong Bay

Partida e Passeios

Todos os operadores oferecem mais ou menos o mesmo tipo de passeio. Os barcos partem às 12:00h e retornam por volta do mesmo horário no dia seguinte.

Vista a partir do meu quarto

Existe a opção de se fazer o passeio de um dia (o que eu fiz) ou de dois dias. Porém, pessoas que fizeram o passeio de dois dias me disseram que um dia teria sido suficiente e muito do que acontece no segundo dia é uma repetição do primeiro.

Mas voltando ao passeio, assim que o barco deixou o porto tivemos algum tempo para explorar a embarcação e curtir a vista. Se pudesse, eu teria ficado no upper deck do barco o tempo todo, pois a vista era incrível.

Por volta das 13:30h nos foi servido um almoço estilo self-service, que estava excelente. Logo após o almoço, o barco fez uma parada onde os passageiros tinham a opção de ficar a bordo ou ir para uma pequena praia, que foi o que fizemos.

Banheira com uma vista

Depois de uma hora seguimos viagem e fomos conhecer uma cooperativa que cria camarões. Nesse momento é possível fazer um passeio de caiaque e no começo dá um pouco de medo, mas depois que você se acostuma é pura diversão – inclusive remar em círculos!!

Mais ou menos umas duas horas depois retornamos para o barco e seguimos viagem. Por volta das 18:00h ancoramos para passar a noite.

Pôr do Sol e Jantar

O pôr do sol foi o melhor momento da viagem. Eu sou apaixonado por pores do sol e acho que o de Halong Bay foi um dos mais incríveis que eu já presenciei. As fotos falam por si.

O interessante, e bom para nós, foi que assim que a tarde começou a cair, a maioria dos turistas foram para seus quartos deixando o upper deck completamente livre. Num barco com mais de 200 pessoas acho que não passávamos de 20 assistindo o espetáculo gratuito que o sol estava nos dando!

Halong Bay

Foi simplesmente maravilhoso assistir aquele festival de cores, em paz, tomando um drink e com uma música ambiente. Caso você faça esse passeio, não fique no seu quarto. Esqueça o calor e a umidade e aproveite o momento único.

Depois do pôr do sol e de um bom banho, seguimos para o jantar. Diferente do almoço, era algo mais formal onde os convidados eram servidos pelos garçons.

Entardecer em Halong Bay

Terminado o jantar, havia um piano bar com música ao vido. Porém, nós decidimos voltar para o upper deck do barco e curtir a noite. Novamente, bem poucas pessoas se aventuraram e nós, claro, adoramos!

Café da Manhã e Retorno

Para os mais empolgados, havia uma aula de yoga às 06:30h – que eu perdi! Apareci para o café da manhã. E aqui tivemos o ponto fraco, comparado com o almoço e o jantar do dia anterior, o café da manhã deixou bastante a desejar.

Logo após o café, aqueles que haviam optado por fazer um cruzeiro de dois dias foram levados para uma ilha. No nosso caso, ficamos no barco e retornamos para o porto com todos os demais barcos fazendo o regresso mais ou menos juntos.

Algumas Palavras

Volto a repetir o que eu disse no princípio – Halong Bay foi um dos pontos altos da minha viagem pelo Vietnã. Um dos pores do sol mais bonitos que eu já presenciei.

Pôr do sol

Para Saber Mais