Pontos Latam Pass e o pedido de recuperação judicial da Latam – O que fazer?

29
Pontos Latam Pass e o pedido de recuperação judicial da Latam - O que fazer?

O mundo dos milheiros está em polvorosa com a notícia do pedido de recuperação judicial da Latam e o fato de que a Latam Brasil foi deixada de fora de processo. Obviamente, o pior vem à cabeça e você sabe do que eu estou falando!

O pânico atual é baseado nas recentes e amargas lembranças do programa Amigo da Avianca Brasil. Como gato escaldado tem medo de água fria, o pânico tomou conta de muitos.

Infelizmente, o Latam Pass parece que está contribuindo para aumentar o pânico e a frustração dos clientes. O problema? A nossa velha e conhecida “falta de transparência”.

Resgate de Produtos com Pontos

Com a impossibilidade de viajar, muitos optaram por usar os pontos para resgatar produtos. Alguns de nossos leitores o fizeram ontem mesmo assim que a notícia da recuperação judicial se confirmou.

Porém, ao longo do dia, vários leitores comentaram comigo que o Latam Pass mudou o processo de resgate de produtos. Aparentemente, através do site agora só é possível resgatar produtos com a combinação de pontos + dinheiro.

Até mesmo as transferências para o Accor ALL agora precisam ser com pontos + dinheiro, o que encareceu a transferência em mais ou menos 7%.

Resgate de Passagens com Pontos

Outra maneira de proteger os pontos seria fazer emissão de passagens com as empresas parceiras do Latam Pass, certo? Sinto dizer, mas as coisas também estão complicadas nesse front.

Nosso leitor Dymitri, por exemplo, ficou mais de 1 hora no telefone essa madrugada com um atendente do Latam Pass tentando, sem sucesso, emitir uma passagem com a Qatar Airways. Seus problemas foram desde o assento não está disponível até o seu cartão de crédito teve a cobrança negada, para terminar com a chamada sendo desligada pelo atendente.

Aparemente, baseado no que a Bia ficou sabendo, as reservas com empresas parceiras só estão liberadas com a Iberia, Delta e Lufthansa (somente em econômica). Portanto, fica aí a dica para quem quer tentar emitir com as parceiras.

Veja que com a Iberia tem um pequeno catch. O sistema não monta o roteiro se os seus voos tiverem um pernoite em Madri. Ou seja, você tem que chegar e sair no mesmo dia.

A vida de muita gente, inclusive dos seus próprios funcionários, seria bem mais fácil se o Latam Pass informasse a todos sobre isso, não?

Algumas Palavras

Voltando à pergunta do título, infelizmente não há muito o que fazer no momento. Ainda é possível comprar produtos ou mandar os pontos para o Accor ALL, mas isso irá lhe custar algum dinheiro.

A outra possibilidade é tentar fazer uma emissão de passagens com a Iberia, Delta ou Lufthansa. E a terceira, e última opção, seria manter os pontos no Latam Pass, não fazer nada por agora e seguir monitorando o desenrolar dos fatos nos próximos dias. Eu sei que é preciso ter sangue frio, mas ainda é uma opção.

Em suma, mais uma vez o Latam Pass está mostrando para nós aquilo que já vimos dezenas de vezes nos programas de milhagens brasileiros – consideração pelos clientes e transparência zero!

O que você está planejando fazer com os seus pontos? Conseguiu alguma emissão de passagem?

Para Saber Mais

Clicando neste link você pode ler o nosso artigo sobre o pedido de recuperação judicial do Grupo Latam

Aqui você pode acessar o site do Latam Pass.

Portal das Malas