Porto Seguro está “dormindo com o inimigo”!

6

Hoje vamos propor uma discussão com vocês sobre a parceria da Porto Seguro com o Sem Parar e explicar o porquê afirmamos que a Porto Seguro está “dormindo com o inimigo”!

Em 23 de agosto de 2009, o Itaú Unibanco Holding S/A (Itaú Unibanco) e a Porto Seguro S/A (Porto Seguro), unificaram as suas operações de seguros residenciais e de automóveis, bem como assinaram um acordo operacional para oferta e distribuição, em caráter exclusivo, de produtos securitários residenciais e de automóveis para os clientes da rede Itaú Unibanco no Brasil e no Uruguai, por meio da constituição de uma nova sociedade denominada Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S/A (PSIUPAR).

Já em 21 de outubro de 2015, o Itaú Unibanco anunciou a compra de 50% da empresa ConectCar, que realiza serviços de pagamento eletrônico de pedágios, postos de combustível e estacionamentos, passando a compartilhar a governança da empresa com o Grupo Ultra, dono da rede de postos de combustíveis Ipiranga. A empresa foi criada em 2012, justamente para concorrer com o Sem Parar, primeiro serviço de pagamento eletrônico de pedágios do Brasil.

Há aproximadamente um ano, a ConectCar prometeu acirrar a briga pela preferência dos usuários do mercado de pagamentos eletrônicos de pedágios e estacionamentos, aproveitando a sinergia que tem com um dos seus controladores, o Itaú Unibanco.

Anunciaram naquele momento que quem financiasse um veículo com o Itaú, iria receber uma tag da empresa. Essa foi a primeira de uma série de iniciativas que estão sendo pensadas internamente. “Também estamos estudando dar a tag para quem fizer seguro de auto e para quem abrir conta no banco”, disse Felix Cardamone, CEO da ConectCar.

O maior banco privado do Brasil, sob a perspectiva dos números colossais e da sua capilaridade, prometeu alavancar o número de usuários da ConectCar naquele momento. Porém, o que continuamos a ver foi a Porto Seguro seguir firme na sua parceria com o Sem Parar, oferecendo 5% de desconto no Seguro Auto para quem possui uma tag da empresa ativa no seu CPF.

Essa é justamente a incoerência que estou a analisar. Se o Itaú Unibanco quer alavancar o número de usuários da ConectCar, não faz sentido não oferecerem o mesmo desconto no Porto Seguro Auto, no mínimo, para esses clientes, pois dessa forma, estimulam os seus clientes a manterem a tag do Sem Parar ativa, para não perderem o desconto no Seguro Auto.

Vejam, o cartão do Porto Seguro Auto, com a logo do Itaú estampada…

… enquanto oferecem o desconto de 5% no seguro para quem tem uma tag do Sem Parar ativa…

… ao mesmo tempo em que oferecem desconto também para quem é correntista do Banco Itaú (5% para o segmento padrão, 7% para o Uniclass e 10% para o Personnalité).

Além dessa “bagunça”, o Itaú Personnalité oferece 3 anos de isenção na mensalidade da ConectCar (até 2 adesivos) para os seus correntistas portadores dos cartões Visa Infinite e Mastercard Black, além de 30% de desconto vitalício nas mensalidades seguintes, após o período de 3 anos. Para os clientes desse segmento portadores dos cartões Platinum, o período de isenção é de 6 meses, além de 30% de desconto vitalício nas mensalidades seguintes.

Para quem quiser aproveitar a promoção acima, basta solicitar a tag da ConectCar por meio desse link e cadastrar um cartão do Personnalité no momento da solicitação.

Algumas Palavras

Esperamos que vocês tenham entendido a reflexão proposta de que a Porto Seguro está “dormindo com o inimigo”, pois não faz sentido não oferecerem, no mínimo, o mesmo desconto no Seguro Auto para quem tem um plano da ConectCar ativo, já que tratam-se de empresas do mesmo grupo econômico, ambas controladas pelo Itaú Unibanco.

A nossa proposta não é a de que o desconto para clientes do Sem Parar seja descontinuado, mas sim de que seja o mesmo estendido também aos clientes da ConectCar, o que faria todo o sentido!

E vocês, o que acharam dessa reflexão? Já tinham se atentado para esse “pequeno detalhe”?

Maxmilhas