Portugal suspende voos para o Brasil

5
Portugal suspende voos para o Brasil

E na onda das más notícias vamos com mais uma! O governo português anunciou hoje que os voos entre Brasil e Portugal serão suspensos entre 29 de janeiro e 14 de fevereiro. A piora da pandemia da covid-19 e as mutações do coronavírus estão por trás de tal decisão.

Durante o bloqueio estão permitidos apenas voos de repatriação e humanitários e, mesmo nesses casos, os viajantes precisarão exibir um resultado negativo de teste de covid-19 que tenha sido feito 72 horas antes do embarque. Além disso, eles precisarão fazer quarentena de 14 dias ao chegar a Portugal.

Vale ressaltar que as restrições impostas ao Brasil já estão sendo aplicadas para o Reino Unido onde também ocorreu uma mutação do coronavírus.

Portugal é o terceiro país a proibir voos para o Brasil, seguido do Reino Unido e Itália. No caso da Itália, além de proibir os voos entre os dois países, o governo fez o seguinte comunicado:

Pessoas que se encontrem em território nacional e que nos 14 dias anteriores a esta portaria tenham permanecido ou transitado no Brasil, ainda que assintomáticas, são obrigadas a notificar imediatamente o Departamento de prevenção pela autoridade sanitária competente para a área e realização de testes moleculares ou antigênicos, a serem realizados por meio de swab”.

Ainda na onda das proibições, ontem o governo Brasileiro publicou uma portaria proibindo todos os voos entre o Brasil e a África do Sul. Neste caso, até mesmo os passageiros que estiveram no país sul africano 14 dias antes de viajar para o Brasil terão o seu embarque negado.

Pandemia em Portugal

Desde o começo da pandemia, Portugal, com 10 milhões de habitantes, teve 669 mil casos positivos. Desses, quase 173 mil ainda estão com o virus.

Nos hospitais, há mais de 6,6 mil pessoas internadas e 783 estão em unidades de terapia intensiva, ocupando quase todos os leitos disponíveis no país.