Qantas: conheça o primeiro A380 retrofitado

0

A Qantas, companhia aérea australiana membro da Oneworld, apresentou seu primeiro A380 retrofitado ontem. O maior impacto foi na classe executiva, em que os assentos tobogã foram substituídos pelos assentos-cama que guarnecem o B787-10 da empresa. Vamos às fotos da first, da business e da premium economy.

Primeira Classe

Não houve um retrofit propriamente dito, mas um refresh. A Qantas preferiu manter sua suíte aberta, sem portas. As diferenças para o assento antigo estão no acabamento e no monitor, que é bem maior e mais condizente com o produto oferecido pelas competidoras.

QF First Class
QF First Class

Classe Executiva

Aqui, sim, foram feitas mudanças drásticas. O vetusto assento-tobogã Skybed II com configuração 2-3-2 abriu alas para um moderno assento-cama, a business-suite do B787-10. Todos os assentos têm acesso direto ao corredor, em uma configuração 1-2-1. O monitor é tem tela HD de 16 polegadas – o antigo tinha 12.1 polegadas.

QF Business Class
QF Business Class
QF Business Class

Premium Economy

Assim como na business, os assentos da premium economy foram substituídos por aqueles do Dreamliner. A cabine com 60 assentos – 25 a mais do que na configuração anterior – fica atrás da business e tem configuração 2-3-2. Apesar de o assento ser mais espaçoso e conter mais lugares para a guarda de objetos, a distância entre assentos é aquela do B787-10, que tem sofrido muitas críticas. Os passageiros reclamam demais da configuração “lata de sardinha”. É uma pena, porque os assentos parecem ser muito confortáveis.

QF Premium Economy
QF Premium Economy

Business Class Lounge

A Qantas optou por não instalar um bar no A380 tipo Emirates e Qatar ( 🙁 ); ao invés disso, colocou dois lounges para os passageiros da business class.

A inspiração do primeiro lounge é um business café, com duas mesas para 5 passageiros, com a iluminação em LED. Ele foi desenvolvido para que passgeiros que estejam viajando juntos, mas que não estão sentados juntos, possam conversar durante o voo.

QF A380 Lounge

O segundo lounge, que também fica ao lado da escada, é mais intimista. Ele acomoda 3 passageiros que têm à sua disposição um mini self-service bar.

QF A380 Lounge

Entre os dois bares, há um enorme monitor, visível para todos os passageiros que estiverem no bar.

QF A380 Lounge

Eu gostaria muito de viajar na first da Qantas, que não conheço. Mas é notório que a empresa australiana dificulta bastante a emissão com as parceiras. É possível resgatar bilhetes via programa de milhas das parceiras Oneworld – AAdvantage, Avios e LATAM Pass (enquanto ainda é tempo).