Qatar Airways introduz nova tarifa Clássica para Classe Executiva sem acesso aos lounges

11
Qatar Airways introduz nova tarifa Clássica para Classe Executiva sem acesso aos lounges

A Qatar Airways é conhecida por oferecer a incrível QSuites, considerada por muitos como a melhor classe executiva do mundo. Recentemente ela começou a oferecer uma tarifa básica para a sua classe executiva, chamada de tarifa Clássica, sem direito a marcação de assento e acesso aos lounges da empresa.

Após vermos sucessivos downgrades para a classe enonômica praticados pela maioria das empresas aéreas ao redor do mundo, agora parece ser a vez da classe executiva passar pela mesma situação. A Qatar anunciou que está lançando novas tarifas a fim de simplificar a escolha e oferecer mais flexibilidade aos viajantes. Mas será que é isso mesmo que está a ocorrer?

A Qatar Airways não está apenas renomeando as suas classes tarifárias, a mudança é mais profunda do que parece, já que a sua classe tarifária “R” que antes era a classe executiva padrão, agora passa a ser a tarifa Clássica e não contará mais com o direito a seleção de assento e acesso aos lounges da empresa, com destaque para o espetacular Lounge Al Mourjan no Aeroporto de Doha, hub da empresa. Vocês podem ver os detalhes do lounge nesse post da Beatriz, clicando aqui.

As novas tarifas já são refletidas no sistema de buscas e a opção mais barata para a Classe Executiva já mostra que a seleção de assento só estará disponível no check-in, além do acesso ao lounge não aparecer na relação dos benefícios oferecidos pela tarifa Clássica.

Não há dúvidas de que a Qatar Airways quer fazer parecer que a nova tarifa é vantajosa aos viajantes, mas na prática não vimos alterações no custo dos bilhetes. Essa até parece aquela polêmica alteração ocorrida por aqui com relação à tarifa dos bilhetes sem bagagem, que na prática não reduziram o valor dos bilhetes aos viajantes.

O que vai ocorrer na prática?

  • A nova regra não se aplica aos bilhetes já emitidos, porém em caso de remarcação, passará a incidir a regra nova para a classe tarifária mais barata – classe “R”.
  • A nova regra não será aplicada para bilhetes-prêmio (emitidos com milhas), sejam com milhas do programa Privilege Club da Qatar Airways , sejam com milhas dos programas parceiros, como o AAdvantage.
  • Membros Elite Sapphire e Emerald da aliança Oneworld não serão afetados, por ora, e poderão continuar a selecionar os assentos antecipadamente sem custo, bem como acessar os longes da Qatar Airways.

Vale destacar que normalmente a Qatar não permite que os Membros Elite Sapphire e Emerald da aliança Oneworld acessem o Lounge Al Mourjan no aeroporto de Doha, redirecionando esses passageiros aos seus lounges inferiores. Porém, devido à atual situação provocada pela pandemia da Covid-19, os outros lounges encontram-se temporariamente fechados, motivo pelo qual a Qatar está aceitando todos os passageiros Elite relacionados acima no Lounge Al Mourjan.

Algumas Palavras

Apesar da criação dessas tarifas “básicas” ser o novo padrão das empresas aéreas, essa mudança para passageiros de Classe Executiva da Qatar Airways não me agradou, inclusive pelo fato dos bilhetes nessa tarifa não terem baixado de preço.

Considerando que raramente um bilhete ida e volta em Classe Executiva custa menos de 5.000 dólares, retirar desses bilhetes a possibilidade de marcação de assento ou acesso ao lounge, em minha opinião, não faz o menor sentido.

A menos que a diferença da tarifa seja ínfima para a próxima categoria que ofereça os benefícios acima, eu duvido que alguém pagaria algumas centenas de dólares a mais apenas para ter direito a marcação de assento e acesso ao lounge.

Enfim, eu achei péssima decisão da Qatar Airways, considerando o custo ínfimo que ela tem com os benefícios retirados de seus passageiros de Classe Executiva na tarifa Clássica. No caso de uma emissão de bilhete pagante, isso pode inclusive levar o passageiro a escolher outra companhia aérea concorrente.

O que vocês acharam dessa mudança?

Maxmilhas