Qatar Airways sem primeira classe até 2021

12
Qatar A380
Qatar Airways First Class CDG - DOH fev 2018 A380

A Qatar Airways não oferecerá voos em primeira classe até o segundo semestre de 2021, segundo o CEO Al Baker. Em uma reunião com a imprensa para discutir os planos da empresa, Al Baker afirmou que os superjumbos podem até mesmo nunca mais voar.

A Qatar e seus A380

O primeiro A380 da Qatar entrou em serviço em 2014. Em junho do ano passado, a empresa anunciou que estaria aposentando seus 10 A380 até 2024 (clique aqui para lembrar). À época, os planos seriam de substituí-los pelos B777-X encomendados à Boeing. Não se sabe ainda se as novas aeronaves contarão com cabine de primeira classe. Caso não tenham, será o fim da first na Qatar.

Agora, Al Baker afirmou que ele irá aterrar os A380 e que eles não voarão por, pelo menos, um ano. Ele também prevê que a pandemia vai forçar a uma redução de 25% da frota de 200 aeronaves da empresa e que somente em 2023 ou 2024 as coisas retornarão aos patamares de 2019.

Algumas Palavras

Será uma pena se a Qatar decidir que não mais colocará seus A380 em serviço. Eu particularmente gosto demais da aeronave – o bar é muito lindo! – e da primeira classe em si: tanto do hard product como do serviço de bordo em geral.

Se realmente vingar a ideia de descartar os A380, fica a expectativa do que vai acontecer com o Al Safwa, já que hoje ele é frequentado, sobretudo, pelos passageiros do A380. Em consequência do bloqueio dos países do Oriente Médio, as rotas com “primeira classe” dentro da região estão limitadas a Omã. Com o fim do A380 e sem uma data certa para a entrega do B777-X (e sem saber se ele terá ou não a primeira classe), o belíssimo lounge – que já está superdimensionado para a quantidade de passageiros que passam por lá – ficará às moscas. Em tempos de crise, cada centavo economizado conta …

Então, se há alguém fazendo planos para emitir bilhetes com milhas para voar na First da Qatar nos próximos 12 meses, é melhor aguardar ou refazer planos pensando em voar na business.