Qual sua estratégia num bug de passagem aérea? Essa é a minha!

118
Viajar - Designed by Freepik
Viajar - Designed by Freepik

[Esta é uma republicação de outubro / 2019]

Urgente! Inacreditável! Corre! Quem nunca recebeu uma atualização de artigo de sites de viagens com algumas dessas palavras? Elas geralmente vêm associadas a um super preço de bilhete aéreo, e que geralmente não dura mais do que alguns minutos online, são os famosos bugs de passagens aérea.

Hoje aconteceu um bug destes, noticiado pelo Passagens Imperdíveis, onde era possível encontrar passagens entre São Paulo e Cancún por apenas R$1.113 ida e volta com taxas! Nesses casos, a notícia é rapidamente divulgada entre grupos de Whatsapp, e-mails, feed de notícias, dentre outros. A grande demanda na venda dos bilhetes aéreos aciona um alerta nas companhias aéreas envolvidas, que correm para retirar a tarifa do ar antes que o estrago seja grande. Até que isso aconteça, você tem que ser “rápido no gatilho” para conseguir reservar suas passagens, não é mesmo? E qual estratégia você usa?

Senti vontade de escrever esse artigo por dois motivos: o primeiro foi graças ao bug de hoje. Ele durou cerca de 1 hora e meia, tempo mais que suficiente para encontrar disponibilidade e finalizar sua reserva. Mesmo assim, recebi mensagens de pessoas que não conseguiram encontrar nada! O segundo motivo é que há muito tempo eu não escrevo um artigo técnico sobre tarifação, disponibilidades e afins.

Qual minha estratégia?

Apesar de me comportar de maneiras diferentes a depender do tipo de bug, vou relatar algumas dicas do que costumo fazer em bugs de passagens como o de hoje, que foi uma base tarifária publicada com preço errado.

Primeiramente, eu verifico os links nos sites que publicaram o bug. No caso do Passagens Imperdíveis, existe uma lista de links pré-selecionados. Partindo das páginas de resultados, eu verifico as rotas que foram disponibilizadas nos resultados de pesquisa dos sites parceiros como Decolar, Submarino Viagens, Almundo, Viajanet, etc.

Obviamente que, se alguma das datas me atender e eu realmente tiver interesse na viagem, eu paro por aqui e realizo as reservas. O problema é que a maioria das pessoas trabalha ou possui algum tipo de limitação que as obriga a selecionar datas específicas e, por se tratar de um bug de passagens aéreas, você não tem muito tempo para ficar buscando por preços dia a dia.

Pois bem, de posse de uma rota exemplo, eu vou até o ITA Matrix e faço uma busca exata com as mesmas datas e rotas encontradas anteriormente nos sites de passagens aéreas. No caso do bug de hoje, eu havia pego a rota GRU-EZE-MIA-CUN de exemplo. Minha busca no ITA Matrix ficou assim:

Formulário de busca ITA Matrix

Veja que no aeroporto de conexão dos Estados Unidos eu coloquei que poderia ser Miami, Nova Iorque ou Dallas, pois havia visto no Passagens Imperdíveis que existiam outras cidades americanas como conexão (nem sei se tem voos diretos de Buenos Aires para todas essas 3 cidades, mas sob pressão, arrisquei). O resultado obtido foi esse aqui:

Calendário de resultados ITA Matrix – São Paulo a Cancún

Aqui é interessante destacar a importância de digitar a rota no campo de busca. Ao realizar a busca pela primeira vez colocando São Paulo como origem e Cancún como destino, não obtive os preços do bug para nenhuma data do calendário. Ao informar o sistema exatamente o que eu queria, vi com sucesso quais os dias haviam disponibilidade a preços menores!

A partir daí, selecionei uma data participante para poder visualizar todas as regras relacionadas a essa base tarifária.

Resultado de pesquisa de viagem de São Paulo a Cancún – ITA Matrix
Composição de preço de bilhete de São Paulo a Cancún – ITA Matrix

Com as informações acima, você já consegue facilmente realizar outros filtros na busca do ITA Matrix. É possível visualizar que a base tarifária associada a este preço é a ONX2NSN1 e ela pode ser reservada quando houver disponibilidade na classe O em voos American Airlines. Ao clicar em Rules, você consegue visualizar todas as regras relacionadas a essa base tarifária, uma delas (de número 4) é que em voos dentro da América do Sul a companhia que opera estes voos deve ser a Gol (não pode ser Latam).

IF THE FARE COMPONENT INCLUDES TRAVEL WITHIN SOUTH AMERICA
      THEN THAT TRAVEL MUST BE ON
      ONE OR MORE OF THE FOLLOWING
        ANY AV FLIGHT OPERATED BY AV
        ANY CM FLIGHT OPERATED BY CM
        ANY G3 FLIGHT OPERATED BY G3
        ANY OB FLIGHT OPERATED BY OB
        ANY AA FLIGHT.

Por isso o trecho entre São Paulo e Buenos Aires foi montado voando Gol em classe N.
Nesta tarifa, o seu voo não precisaria passar obrigatoriamente por Buenos Aires. Para sair direto do Brasil até os Estados Unidos, você deveria encontrar disponibilidade em classe O nos voos da American Airlines. Como a disponibilidade classe O está relacionada às bases tarifárias mais baratas da American Airlines, dependendo da época do ano, pode ser difícil conseguir essa disponibilidade em voos saindo daqui.

Visualizando todas as bases tarifárias publicadas para SAO-CUN, podemos notar que a American Airlines realmente publicou a ONX2NSN1 com valor equivocado.

Lista de bases tarifárias para voar entre São Paulo e Cancún – Expertflyer

Quando a companhia aérea percebe a “caca” que fez, uma ação rápida que ela tem é a de retirar a disponibilidade das classes tarifárias associadas àquela base tarifária equivocada.

Foi exatamente isso que aconteceu hoje! Quando os resultados pararam de aparecer nas agências nacionais, pesquisei a disponibilidade de classes tarifárias nos voos que havia visto meia hora antes, e vejam só o que encontrei:

Disponibilidade em classe O para voos American Airlines até Cancún

Vejam que a Gol continua com a sua disponibilidade na classe tarifária N, porém a American Airlines retirou toda a sua disponibilidade na classe tarifária O. Fazendo isso, mesmo que a base tarifária ONX2NSN1 ainda esteja publicada, ninguém conseguirá reservar os bilhetes, por falta de disponibilidade.

Se você ainda não aprendeu a mexer no ITA Matrix, pode ser que acabe perdendo o bug enquanto digita as informações nos formulários, por isso eu recomendo utilizar bastante a ferramenta. Num futuro bug, você conseguirá fazer tudo o que eu listei aqui em menos de 3 minutos.

Agora eu quero saber! Quais estratégias vocês utilizam quando aparece aquele bug de passagens inacreditável?
Imagem principal designed by Freepik