Quando a LATAM sairá da Oneworld?

2

No dia 26 de setembro, uma bomba caiu no mundo da aviação: a Delta anunciava a compra de 20% da LATAM. Isso teve algumas repercussões importantes para nós, milheiros brasileiros.

Aeronave da LATAM com o logo da Oneworld
Aeronave da LATAM com o logo da Oneworld

As repercussões

A primeira delas é que a venda dos 9% de participação que a Delta tem na GOL. A parceria da empresa americana com o Smiles também pode ficar à deriva. Há algum tempo que não se encontra mais passagens em classe executiva saindo do Brasil para os EUA pela Delta (vocês conseguiram emitir alguma coisa nos últimos tempos?).

Por outro lado, a LATAM já informou à Oneworld a sua intenção de sair da aliança. Seu CEO, Jerôme Cadier, afirmou que a LATAM, no momento, não pretende ingressar no Skyteam.

Entretanto, há rumores que a Delta pretende sair do Skyteam para criar uma aliança própria com as empresas em que ela tem participação acionária.

Assim, parece teremos um 2020 bem movimentado nesse sentido.

Mas e a LATAM?

Então, a LATAM ainda não delineou publicamente nenhuma agenda específica para a sua saída da Oneworld. A expectativa é que o procedimento demore um ano, ou seja, em meados de setembro do ano que vem.

Mas é visível que houve uma ruptura de laços entre a LATAM e a American Airlines. Qualquer pesquisa que se faça nas rotas saindo do Brasil ou da América do Sul não traz a AA nos resultados voos de longa distância.

Por outro lado, a British e a Iberia ainda aparecem com frequência nas pesquisas para a Europa. Aparentemente, a parceria da LATAM com a IAG não vai sofrer tanto com a saída da chilena da Oneworld.

Entretanto, aqueles que ainda têm a esperança (e tempo e paciência) de (tentar) emitir passagens prêmio com a Qantas, Finnair, Cathay, Japan Airlines – unicórnios do LATAM Pass – devem começar a se preparar nos próximos meses.

Se hoje já é uma tarefa hercúlea a emissão nessas parceiras em qualquer cabine, imaginem quando os laços começarem a ser formalmente rompidos?

Para ler o post publicado na época da saída, clique aqui.