Reembolso de passagem aérea poderá demorar até 1 ano

22
Reembolso de passagem aérea poderá demorar até 1 ano

Reembolso de passagem aérea poderá demorar até 1 ano – esta foi a afirmação do ministro da Insfraestrutura, Tarcísio Freitas.

Segundo ele, o governo irá mudar as regras para o reembolso de passagens por meio de uma medida provisória (MP). A medida foi assinada pelo presidente da república e deve ser enviada para o Congresso hoje, dia 19 de março de 2020.

“Está sendo anunciado hoje o diferimento no reembolso de passagens, ou seja, vamos dar um prazo maior para o reembolso em dinheiro. Isso é uma medida importante para não termos defluxo de caixa e vamos estabelecer junto com a Senacom o junto com o Ministério Público Federal regras para as quais se derão o reembolso ou troca de trechos de passagens de forma que o consumidor não seja prejudicado”, afirmou o ministro Tarcísio Freitas.

O objetivo da medida é ajudar a aliviar o fluxo de caixa das empresas áreas que no momento têm uma grande quantidade de voos cancelados, pouquíssimas novas reversas e cancelamentos em massa.

As tarifas de navegação aérea também serão postergadas. Além disso, o governo já está em discussão com os bancos publicos a fim de abrir linhas de créditos para as empresas.

Aeroportos

A medida provisória ajudará também as concessionárias que administram os aeroportos do país. De acordo com a proposta do governo, as autorgas que vencem este ano podem ser pagas até 18 de dezembro de 2020.

Algumas Palavras

Esse movimento de socorro das áreas e aeroportos concedidos à iniciativa privada era mais do que esperado. Inclusive, acho que irá além das tais linhas de crédito, dependendo da duração da crise.

Agora, com o meu chapéu de consumidor … ter que esperar um ano para ter o meu reembolso de passagem aérea não me agrada muito. Será que também teremos as bençãos do governo para atrasarmos o pagamento de nossas contas em um ano?

Para Saber Mais

Leia a material integral na Folha de São Paulo clicando neste link.

Clicando aqui você pode ler o procedimento de cancelamento e reembolso de passagens atualmente adotado pelas empresas brasileiras.