Resumo da atual política de remarcação de passagens da Latam, Gol e Azul

19
Resumo da atual política de remarcação de passagens da Latam, Gol e Azul

Como estamos começando um novo mês e já faz algum tempo que não tocamos no assunto aqui no Pontos e Viagens, eu resolvi montar esse resumo com a a atual política de remarcação de passagens da Latam, Gol e Azul.

Lembre-se, no entanto, que as mudanças são constantes e é importante conferir sempre na página da empresa aérea.

Política de Remarcação de Passagens Latam

Voos Cancelados ou Re-Agendados

Você pode alterar uma única vez a data do voo ou rota (mantendo mesma origem e destino) sem multa ou diferença de tarifa, sujeito à disponibilidade da cabine e à validade do bilhete. Você também pode alterar o destino pagando somente a diferença de tarifa.

Voos Não Afetados

Você pode alterar a data do voo ou rota uma única vez, sem multa ou diferença de tarifa (mantendo mesma origem e destino), sujeito à disponibilidade da cabine e à validade do bilhete.

Você também pode alterar o destino pagando somente a diferença de tarifa.
A flexibilidade se aplica a bilhetes adquiridos no Brasil até 31 de julho de 2020, voando a partir de 01 de março de 2020.

Cancelamento e Bilhete em Aberto

Cancele sua reserva até 7 dias antes da data original da viagem, para que não sejam aplicadas penalidades e o bilhete poderá ficar em aberto até que você decida viajar. Não se esqueça que as regras de validade do bilhete também se aplicam nesse caso.

Bilhetes Emitidos com Pontos Latam Pass

No caso dos bilhetes emitidos com pontos Latam, o cliente recebe os pontos de volta em sua conta e um voucher para as taxas pagas.

Informações Adicionais

Validade do bilhete: 12 meses a partir da data do primeiro voo de jornadas não iniciadas e para bilhetes com viagem iniciada, sujeitos à estadia máxima da tarifa.

Se o seu bilhete foi adquirido em uma Agência de Viagem e LATAM Travel ou é parte de um pacote, entre em contato com seu agente de viagens para alterar a seu voo. Caso o bilhete tenha sido emitido pelo LATAM Corporate, deverá ser remarcado através do Call Center LATAM Corporate.

Clique neste link para acessar a página da Latam e obter maiores informações.

Política de Remarcação de Passagens Gol

Enquanto a Latam adotou uma política bem simples, a a laranjinha complicou um pouco e impôs diferentes regras atreladas a datas da viagem.

Remarcação de Voos entre 28 de março e 31 de Maio (Malha Essencial)

  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: isenta
  • Reitineração: permitida

Pode ser remarcado sem custo uma única vez, para qualquer período disponível, mantendo a característica da viagem (doméstica ou internacional).

Remarcação de Voos entre 01/03 a 30/09 (excluindo-se o período acima)

Nos 3 casos abaixo, a alteração é permitida uma única vez, mantendo a origem e destino, para qualquer período disponível dentro do intervalo de validade da passagem.

Voo alterado da baixa para a alta temporada:
  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: cobrada, se houver
Voo alterado da baixa para a baixa temporada:
  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: isenta
Voo alterado da alta temporada para qualquer período:
  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: isenta

Cancelamento e crédito entre 01/03 a 30/09, exceto no período de 28/03 a 03/05

  • Taxa de cancelamento: isenta
  • Validade do crédito: 12 meses, a contar da data do voo.

Cancelamento e reembolso entre 01/03 a 30/09, exceto no período de 28/03 a 03/05

  • Taxa de cancelamento: isenta
  • Taxa de reembolso: cobrada, se houver
  • Prazo para reembolso: até 12 meses, a partir do dia da solicitação

Informações Adicionais

Para alterar ou cancelar passagens compradas em agências de viagem, entre em contato com seu agente ou emissora.

Aqui você pode acessar a página da Gol para obter maiores informações.

Política de Remarcação de Passagens Smiles

Voos Gol

Passagens emitidas na Smiles para voos com a GOL, para destinos nacionais e internacionais, com embarque até 30 de setembro de 2020, podem ser canceladas pelos clientes sem cobrança de taxa, através do site Smiles, aplicativo, ou da central de atendimento, independente da data da compra.

Para aqueles que desejarem cancelar seus voos via site ou aplicativo, basta fazer login, escolher no menu a opção “Meus Voos” e selecionar o trecho que deseja cancelar.

Para adequar sua malha aérea ao atual momento do mercado, a GOL reduziu sua operação, e alguns voos foram cancelados entre os dias 28 de março e 3 de maio. Caso você seja informado que o seu voo em parceria com a GOL foi suspenso ou alterado e deseja cancelar, basta entrar no site ou aplicativo e seguir o mesmo procedimento descrito acima, ou então entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.

Para os clientes que necessitam viajar neste momento e tiveram seu voo GOL suspenso, pedimos que entrem em contato com os nossos operadores por meio da Central de Atendimento Smiles para ajudarmos com a remarcação do seu voo.

Companhias Aéreas Parceiras

Nos casos de passagens emitidas na Smiles para voos com nossas companhias aéreas parceiras, a Smiles segue as orientações de cada uma das empresas aplicáveis ao programa. Para dúvidas e alterações, entre em contato com a equipe da Central de Atendimento Smiles.

Neste link você acessa um resumo das regras de cancelamento de cada uma das empresas parceiras.

Informações Adicionais

Basta clicar neste link para ler as regras completas da Smiles.

Política de Remarcação de Passagens Azul

Reservas para Viajar em Junho

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo (uma única vez) sem cobrança de taxa de alteração, para voar até um ano da data da emissão.

A diferença tarifária será cobrada se a remarcação for para algum mês de “alta temporada”, sendo eles nos meses de (julho, dezembro, janeiro ou um dia antes de feriados,feriado ou um dia depois), caso o voo original não era para esse período.

Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custos deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano, sendo o valor pessoal e intransferível).

Pedido de Reembolso: você poderá solicitar o reembolso, mediante a aplicação de eventuais taxas contratuais, e o valor residual será reembolsado em até 12 (doze) meses, a contar da data da solicitação. Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

Note que por hora, o site da Azul indica que os voos a partir de julho estarão operando normalmente.

Informações Adicionais

Caso não exista mais o voo, a passagem deverá ser convertida em créditos pelo prazo de 01 ano da emissão

Se o cliente desejar mudar o itinerário (origem ou destino), será aplicada a cobrança de diferença tarifária.

Para reservas feitas online ou agências de viagem é necessário entrar em contato com eles diretamente.

Clicando aqui você lê os detalhes diretamente na página da Azul.

Algumas Palavras

Dentre as três empresas nacionais, me parece que a Latam tem a política de remarcação de passagens mais simples. Já a Azul é a que ofere menos informações em seu site.

Para Saber Mais

Clicando aqui, aqui e aqui você encontrará mais informações sobre a política de remarcação de passagens das empresas aéreas internacionais que operam no Brasil.