A Cathay Pacific é uma das maiores e melhores companhias aéreas da Ásia. Sediada em Hong Kong, ela é membro da Oneworld e tem um dos melhores lounges de primeira classe do mundo em seu hub, o The Pier (leia a avaliação aqui).
A Cathay possui uma sala própria no Terminal 3 do aeroporto de Londres Heathrow que tive a oportunidade – privilégio, na realidade – de visitar pela segunda vez (leia a avaliação anterior aqui). A sala é dividida em duas áreas – business e first.
É necessário pegar um elevador para acessar a sala.


Após a conferência do cartão de embarque e eligibilidade de acesso, há um corredor. Dobrando à direita, há área da first. Seguindo em frente, o passageiro chega à área da business class.


Horário de Fundiconamento e Regras de Acesso ao Lounge da Cathay
A sala pode ser acessada por passageiros voando na classe executiva (área da business) ou na first (área da business e da primeira classe) de qualquer companhia aérea membro da Oneworld. Além disso, passageiros Sapphire na OW podem acessar a seção business da sala e passageiros Emerald têm direito de acessar a parte da First também.
O lounge abre às 5:30 da manhã – exceto domingo, quando abre às 7:30 – e fecha às 22:30 hrs. Há um pico pela manhã por volta das 9-10 horas por conta dos voos partindo para Hong Kong. Mas, após às 11:30, a sala fica tranquila.
Área da Business Class / Passageiros OW Sapphire e Emerald
A área da business class é muito ampla e com diversos ambientes. Nessa foto abaixo, há a área de restaurante para o pessoal que aproveita o noodle bar da sala, que vou explicar mais adiante.


Em seguida, outras áreas com sofás, poltronas e mesas.












Há um bar muito bonito e com boas opções de bebidas. Nesse horário, contudo, ele estava fechado.


Alimentação
A sala da Cathay tem uma área de alimentação tradicional bem grande.


Na hora que cheguei, cerca de 8 horas, o café da manhã estava sendo servido. A oferta era bem tradicional: ovos mexidos, bacon, linguiça, tomates grelhados, omelete. As opções mais saudáveis incluem pães, frutas, iogurte, aveia, frios, queijos, cereais e sucos.


















Noodle Bar
A Cathay tradicionalmente mantém um noodle bar em seus lounges e em Londres não poderia ser diferente.




O cliente escolhe se quer dim sum, que são uns bolinhos salgados com recheios deliciosos, ou então os noodles ou pratos tipicamente asiáticos.


Depois, quando o prato chega, o cliente adiciona os condimentos que quiser.


Área da First Class / Passageiros OW Emerald
Essa área é bem mais exclusiva e, por consequência, também menor.




Olhem a vista espetacular para a pista do aeroporto.




Há esse lindo bar self-service, com boas opções de bebidas alcóolicas.






Restaurante à la Carte do Lounge da Cathay
Esse restaurante é a jóia da coroa do lounge. Ele fica cheio – mas não lotado – na hora das refeições, mas não é para menos. Além de ser um restaurante com uma decoração bem elegante, ele não deixa nada a desejar a bons restaurantes de rua que a gente paga para comer.








O Café da Manhã
No café da manhã, é possível escolher o menu chinês ou ocidental.


Se tem noodles no café da manhã, eu sempre escolho e nunca me arrependo.


Minha amiga escolheu o dan dan mien, que é uma sopa picante com molho de amendoim que estava deliciosa.


O Almoço
Eu fiquei tanto tempo nesse lounge – gente, confesso que dormi horas que nem uma mendiga jogada em uma poltrona – que pude aproveitar duas refeições. Chegada a hora do almoço, lá estava eu pronta para aproveitar.




Como eu já tinha comido os noodles no café da manhã, optei pelos pratos mais ocidentais na hora do almoço. Para começar, escolhi o pato com manga picante, castanhas e limão que estava excelente.




Em seguida, como prato principal, escolhi o bacalhau fresco assado com molho de cebolinha e um tipo de funcho. Estava espetacular, não deixando absolutamente nada a dever a restaurantes tradicionais.






Minha amiga optou por um prato indiano: frango no curry e manteiga, com arroz basmati e naan (esse pão indiano que leva iogurte). Gente, o naan estava fresquíssimo – dava para ver que foi feito na hora.


Áreas de Higiene
A sala conta com banheiros tradicionais compartilhados por todos os passageiros, e que são imaculadamente limpos.
Banheiro




Ducha
Além disso, os clientes dispõem de duchas, com os fabulosos produtos da Aesop, como shampoo, condicionador, gel de banho e creme de corpo.




Os passageiros também contam com itens individuais de limpeza como escova e pasta de dentes, pente, cotonetes, etc.


Creme de mão da Aesop.


Quem quiser modelar o cabelo, a sala da ducha dispõe de secador.










Algumas Palavras
Quem puder, não deixe de visitar esse lounge! Um dos motivos de eu ter escolhido Praga como destino das férias de janeiro foi justamente aproveitar esse lounge nos meus últimos suspiros de Emerald da Oneworld.
Agora, para acessá-lo de novo – principalmente o restaurante à la carte – sem status nenhum, é necessário que eu esteja viajando na primeira classe de uma companhia aérea da Oneworld que saia do Terminal 3 de London Heathrow que podem ser: a própria Cathay, a Qantas ou a American Airlines. Ah, quem é Black ou Platinum na LATAM pode acessar também até dia 30 de abril. Afinal, a LATAM usa o T3 em Londres!
Mas eu vos digo: vale a pena separar algumas horas para ficar no lounge. Espeficiamente falando da Cathay e fora de Hong Kong, eu acho que o lounge de Londres é o melhor que a companhia pode oferecer para os seus clientes.
Alguém conhece esse lounge? Gostam de lá tanto quanto eu?