Sala VIP LATAM – Lisboa

0
Mercat St Josep La Boqueria

Estive em Lisboa recentemente e enquanto esperava o meu voo de retorno a Londres aproveitei para conhecer a Sala VIP usada pela LATAM. Como é de conhecimento de todos, o principal aeroporto da capital portuguesa opera hoje no limite de sua capacidade e isso se reflete inclusive nas salas VIPs existentes.
O aeroporto tem apenas dois lounges, onde um pertence à TAP e a outro à ANA, responsável pelo aeroporto de Lisboa, que é usado por várias empresas aéreas incluindo a LATAM.
O espaço como um todo deixa muito a desejar. Continue lendo para saber o porquê!

Horário de Funcionamento e Acesso

A sala VIP da ANA está localizada no Terminal 1, após a segurança e antes do controle de passaportes para quem viaja para fora da União Europeia, o que representa uma boa caminhada até os portões de embarque então é sempre bom ficar de olho no horário! O espaço funciona entre 05:00h e 23:00h e no site diz que a permanência máxima é de três horas, mas eu não sei se eles realmente controlam isso.
Além de passageiros voando classe executiva e portadores de cartões de fidelidade das diferentes empresas aéreas com status que dão acesso a salas VIPs, é possível ainda comprar passes de acesso. Veja os detalhes aqui.

Sala VIP LATAM - Lisboa
Recepção

Na entrada da sala existe uma lista com as empresas aéreas (23 empresas no total) cujos passageiros tem acesso à sala e além destes, portadores dos cartões Dragon Pass e Priority Pass também podem usar o espaço.
Basta chegar na recepção e apresentar o cartão de embarque para ter o acesso liberado. Os atendentes são bem simpáticos e já lhe entregam um cartãozinho com a senha para a internet.

O Espaço

A sala é basicamente um grande salão com várias poltronas, cadeiras e mesas espalhadas por todos os lados. A melhor parte sem dúvida são as poltronas que ficam perto da janelas com vista para a pista. Um passatempo perfeito para os malucos por aviação como eu! 😊

Sala VIP LATAM - Lisboa
Sala VIP

Eu achei a sala bem escura. Tive inclusive que clarear as fotos, do contrário vocês não conseguiriam ver quase nada. Não sei se a sala estava escura porque chovia muito no dia que eu estive lá e não tinha sol, prejudicando a iluminação natural, ou se é sempre daquele jeito mesmo.
Sala VIP LATAM - Lisboa
Telões na Sala VIP

Como vocês podem ver nas fotos, a sala tem dois telões nas paredes e quando eu estive lá ambos estavam mostrando um jogo de futebol. Por que não mostrar coisas diferentes em cada um deles, dando assim alguma opção às pessoas?
Encontrar tomadas para recarregar o celular não é muito fácil. Caso você precise, tente sentar-se nas poltronas com mesinhas do lado, pois estas têm tomadas.

Alimentação

Esse é sem dúvida alguma o ponto mais fraco da sala. As opções eram extremamente restritas e se resumiam a sanduíches de diferentes tipos. Se você não come pão é melhor nem aparecer por lá!!

Este slideshow necessita de JavaScript.


Esses eram os tipos de sanduíches que eu vi:
  • Pão rústico com presunto
  • Pão escuro com salmão
  • Pão com presunto
  • Pão com queijo
  • Pão com peito de peru desfiado
  • Pão com atum e maionese
    Sala VIP LATAM - Lisboa
    Estações com Café e Outros Itens

Além da área central com os sanduíches haviam duas estações em lados opostos da sala com máquinas de café, croissants e cereais. Veja abaixo a minha refeição!

Sala VIP LATAM - Lisboa
Minha Refeição

Bebidas

Este slideshow necessita de JavaScript.


As bebidas disponíveis também eram bem básicas:
  • Um vinho branco
  • Um vinho rosé
  • Dois vinhos tintos
  • Cava

Do lado da estação principal com os sanduíches haviam duas geladeiras com as seguintes bebidas:

  • Cerveja Sagres
  • Água com e sem gás
  • Refrigerantes
  • Sucos
  • Água tônica

Outros Serviços

A sala conta com uma variedade limitada de jornais e revistas. Vi edições em português, espanhol, francês e inglês. Nada de mais.

Sala VIP LATAM - Lisboa
Estação de Trabalho

Dada a quantidade de empresas aéreas de diferentes países que usam o espaço, imagino que eles deveriam ter uma seleção bem mais variada de publicações. A sala tem ainda uma estação de trabalho, se é que se pode chama-la assim, com dois laptops e um monitor. Não vi impressora.
Sala VIP LATAM - Lisboa
Sala de Fumantes

Um ponto positivo para a sala é que existe um espaço para fumantes, algo bem raro de se ver em muitos aeroportos e sei que quem fuma valoriza bastante essas áreas.
E por último os banheiros, extremamente simples e cá entre nós, estavam gritando por uma boa faxina!
Sala VIP LATAM - Lisboa
Banheiro Masculino

A sala também oferece chuveiros, o que é bem conveniente quando se está chegando ou para embarcar em um voo intercontinental. Mas, sim … tem um “mas”… quando eu dei uma espiada eles não estavam exatamente limpos, então é melhor ter um par de havianas à mão caso você queira tomar uma ducha!

Conclusão

Este lounge é um dos mais simples que eu já visitei. Eu não aconselharia ninguém a chegar antes no aeroporto só para “curtir” a sala VIP. O tempo será melhor aproveitado curtindo Lisboa ou até mesmo tomando uma cervejinha num dos bares no terminal.
Quero deixar claro que essa é uma sala administrada por terceiros, no caso a ANA, e portanto os serviços oferecidos estão fora do controle da LATAM. Eu acho bem provável que foi a única opção que eles encontraram uma vez que o aeroporto tem apenas duas salas VIPs como eu disse acima e a TAP/Azul jamais concordaria em receber os passageiros LATAM em seu lounge, que me parece ser bem melhor.
Dado o tamanho do aeroporto e a quantidade de empresas aéreas que usam o lounge, o grupo ANA poderia seguramente oferecer um serviço melhor. Mas é aquela história, como não há concorrência torna-se uma questão de ou a empresa área aceita isso, ou não terá nada a oferecer aos seus passageiros premium.
Por último, deixo um comentário sobre a equipe que trabalha na sala VIP. São super simpáticos e prestativos, em especial a equipe que circula pela sala recolhendo jornais, copos e outros objetos deixados pelos passageiros. Definitivamente um ponto positivo!
Bem é isso! Espero que tenham gostado da leitura. Caso tenham alguma pergunta, nos escrevam e não deixem de nos seguir no Twitter, Instagram e Facebook. Até a próxima!