O Mastercard Black tem uma sala no aeroporto de São Paulo Guarulhos que fica à esquerda de quem sobe pela escada rolante, entre as salas da LATAM e da American Airlines. Há uma outra, mais nova, que fica no andar térreo, mas tem horário limitado de abertura (19 hrs – 22hrs). Desse modo, não tive a oportunidade de conhecê-la agora, pois estive em Guarulhos na hora do almoço. Entretanto, entendo perfeitamente a necessidade de a Mastercard ter um segundo espaço no aeroporto.
Horário de Funcionamento e Condições de Acesso
A sala está aberta diariamente das 6 da manhã às 23:30 hrs. É possível acessar a sala gratuitamente sendo portador dos cartões Black. Entretanto, a entrada também é franqueada àqueles que se dispõem a pagar R$ 130,00 pelo acesso.
A mesa do check in e o corredor que leva à sala é muito bonito, na minha opinião.


Antes mesmo do acesso pelo corredor até a sala propriamente dita, há a conferência das credenciais dos clientes.
Há uma ante-sala – talvez o melhor lugar do lounge por ser, de longe o mais tranquilo, e com uma poltrona super-confortável.




O Ambiente da Sala Mastercard Black em Guarulhos
À direita, fica a entrada da sala propriamente dita, com jornais e revistas à disposição dos clientes. Também há uma área com menos clientes.


A sala propriamente dita não é ruim, mas sofre de um problema crônico desde a última vez que a visitei em 2016: a super-lotação.










Comidas e Bebidas na Sala Mastercard
A sala tem uma oferta limitada de comidas e bebidas no sentido da variedade e qualidade. Há uma área dedicada à alimentação com uma ilha central e diversos balcões ao redor.




Na ilha centra e nos balcõesl há uma variedade de ofertas, mas sempre do mesmo tipo: sanduíches e salgadinhos, com pratos de saladas bem simples.


Também é possível comer quibes, esfihas e coxinhas …


Mas também há potinhos mais elaborados com quitutes salgados.




Há também os frios e queijos de costume, acompanhados por pão, manteiga, cream cheese e geléia.


Para o pessoal que gosta de doces, muffins e docinhos variados.










Algumas Palavras
O grande problema da sala é a super-lotação. Eu estive lá na hora do almoço e ela era a única sala cheia do Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos – fui na sala da AMEX, da Star Alliance, da LATAM e da American Airlines. J
Também já vi muita gente reclamando que, à noite, não há lugar para sentar. Além disso, achei que as comidas e bebidas são inferiores àquelas oferecidas pelas demais salas do Terminal. Não havia pratos quentes – refeições, mesmo – disponíveis em todas as outras salas. Eu entenderia se fosse no meio da tarde, ou naquele horário intermediário entre o café da manhã e o almoço. Mas, às 13 horas eu acho que tem espaço para melhorar bastante.
Por isso o comentário inicial que a nova sala no térreo é necessária para dar vazão à quantidade de clientes que podem acessar a sala. Eu acho que o problema seria facilmente resolvido se fosse eliminada a venda de acesso por pessoas que não possuem o cartão. Afinal, a anuidade dos cartões Black é bem cara e os clientes que a pagam merecem um espaço mais tranquilo antes de viajar.
Eu já tinha feito uma avaliação dessa sala logo no início do blog, quando ainda era Milhas e Destinos (clique aqui para lembrar), em 2016. Já naquela época, eu alertei para o excesso de pessoas no lounge.
Esse post faz parte de uma série de posts com análise de todas as salas VIP do Terminal 3 do aeroporto de São Paulo Guarulhos. Para ler as outras avaliações, clique aqui.