Santander AAdvantage fecha a fatura antes para cliente não atingir a meta

18

Acabei de ler um comentário  de um leitor do Milhas & Destinos no post sobre o cartão Santander AAdvantage Mastercard Black que merece ser transcrito na íntegra:

Pessoal. Este relato é para que vocês esperem preparados por muita, muita frustração. Adianto a vocês a minha história.

Sou executive platinum da American, centralizava todos os meus gastos no cartão do Citi, quando fui surpreendido pelo fim da parceria e sua continuidade com o Santander.

Solicitar o cartão black foi uma odisseia complicadíssima, repleta de frustrações, como já relatado aqui por muitos. Após muito esforço de minha parte, finalmente, consegui um cartão Black. Como também reportado por aqui, o cartão tinha um limite muito baixo. Consegui corrigir o limite para um valor mais adequado ao meu perfil, também após várias tentativas e ida na agencia.

Agora vêm a fase das despesas para recebimento das milhas adicionais de acordo com a tabela da promoção do cartão Black. Claro, minha meta é gastar os R$8.000 e ganhar as 12.000 milhas adicionais.

Segui, rigorosamente, um plano, deixei compras vultuosas para fazer na primeira semana de junho (pois tive o problema do limite que me impedia, além de ter fatura vencendo no dia 15).

Aí acontece o show de horrores. Ligo para o call center para saber a data de fechamento da fatura, para poder garantir que não seria pego de surpresa, sem fazer os gastos que gerariam os 8.000 na fatura.

A resposta do atendente: 5 dias úteis antes do vencimento da fatura. Recomenda-se que o senhor entre em contato com o call center para fazer o acompanhamento. Como se o atendente do call center fosse avisado do cronograma dos processos de fechamento de fatura. Até pode ser, mas muito me surpreenderia.

Resultado: No dia 05 de junho pela manhã recebo e-mail avisando que…Claro!! Minha fatura havia sido gerada! Portanto 7 dias úteis antes do dia 14 (já que 15 foi feriado). Ou 10 dias corridos antes do vencimento. Legal né? Poderia ser sempre assim.

Claro, o gasto de R$8.000 não foi atingido e também não o gasto mínimo de R6.000. Ao final do texto o extrato da AA que demonstra o crédito zero de milhas adicionais. Ganhei mais milhas no defunto cartão Citibank Platinum que no Black Santander…. Outro ponto importante observando o extrato AA que saiu hoje: A fatura foi fechada no dia 02 de junho e não 05 de junho.

Abri então uma solicitação no call center, ao final negada e sem que comunicassem nada via contato telefônico ou e-mail, ao contrário do prometido pelo atendimento.

Bem, requisição negada. Sabem porquê? O atendente falou de 5 dias úteis mas recomendou que eu acompanhasse quando a fatura seria efetivamente fechada. Ou seja, como se eu pudesse ligar e conhecer o calendário de execução do sistema batch que gera as faturas do Mastercard… Oxalá eu pudesse ter este serviço no call center… Mas, dúvido muito.

Abri hoje outra reclamação, visto que o prazo de 5 dias uteis não foi respeitado. Já adiantei que solicito as 12.000 milhas, nada mais e nada menos. O próximo passo será a abertura de processo em pequenas causas. Estou de saco completamente cheio. As experiências vêm sendo horríveis.

Descrição Qualificação elite Milhas prêmio
Milhas (EQMs) Trechos (EQSs) Dólares (EQDs) Milhas básicas Milhas de bonificação Total
2 Jun 2017 SDB MC BL PURCHASES — — — 2.360 — 2.360
2 Jun 2017 2X MI ON AA PURCHASES — — — — 1.410 1.410
26 Mai 2017 CITIBANK PLAT CARD PURCHASES — — — 4.713 — 4.713

É impressionante o que o Santander está fazendo com os clientes AAdvantage. A gestão desse cartão deveria servir de case nos cursos de Administração de Empresas.