Santander: solução do problema da anuidade dos cartões Smiles

39
Santander Smiles
Cartão Santander Smiles

O Santander entrou em contato comigo para resolver o problema da isenção da anuidade do cartão Smiles Visa da promoção da Black Friday (para ler o post com a descrição do caso, clique aqui)

Entenda o Caso

Ontem, eu relatei que ao verificar a minha fatura do cartão, a isenção da anuidade não havia sido concedida.

Imediatamente, entrei em contato com a central do cartão que, resumindo, disse que desconhecia a tal promoção. A única oferta que eles diziam ter referia-se a um desconto na anuidade. Um protocolo foi aberto e me foi dado um prazo de 7 dias úteis para a solução, prazo este que excederia a data de pagamento da fatura.

Escrevi o post para saber se o problema era comigo ou se havia afetado outras pessoas, e o publiquei no Twitter também, marcando tanto o banco como o Smiles.

Em seguida, entrei em contato com o Santander no Twitter via DM (direct message) e também acionei o consumidor.gov.br.

Simultaneamente, o Smiles entrou em contato via Twitter e eu passei todos os dados do caso – enviei print do regulamento da promoção, da cobrança na fatura do cartão e o comprovante de assinatura do Clube Smiles. Entretanto, o Smiles ainda pediu que eu informasse a data em que eu requisitei o cartão. Nesse meio tempo, o Santander me ligou.

A Solução do Santander

O representante da Diretoria de Comunicação Externa do banco entrou em contato comigo explicando que o valor já havia sido estornado na minha fatura. Eu verifiquei e lá estava a fatura sem a cobrança da anuidade.

Ele comentou que havia lido os comentários no post e me pediu o contato das pessoas afetadas. Como não posso e nem devo publicizar qualquer informação relativa aos leitores do Pontos e Viagens, sugeri que fosse disponibilizado um canal de comunicação com o banco para a solução do problema.

Então, as pessoas afetadas pela cobrança devem entrar em contato no email redes.sociais@santander.com.br com o assunto COBRANÇA DE ANUIDADE DO CARTÃO SMILES ou podem enviar DM no Twitter para o Santander.

Algumas Palavras

É claro que o problema sequer deveria ter acontecido. Entretanto, o Santander se mostrou ágil na solução.

Um ponto que acho super importante destacar é que não adianta ficar reclamando em grupos de whatsapp ou Telegram. Sempre que publico um post relatando um caso desse gênero, vejo muita gente com o mesmo problema comentando em grupos fechados. Repito: não adianta.

O departamento de marketing das empresas não tem acesso aos grupos fechados, pessoal. E nem tem como dar conta de milhares de grupos dedicados ao temas das milhas, pontos, cartões, programas de fidelidade etc. Eles lêem os posts nos blogs e os comentários nos posts.

Se há uma oferta que não está sendo cumprida ou outro problema qualquer que afeta diversas pessoas, o caminho é publicizar!