Smiles abre disponibilidade para voos da American

9

O Smiles abriu disponibilidade de resgate de bilhetes para voos da American Airlines. Recentemente, a GOL e a American anunciaram uma parceria com voos codeshare(clique aqui para ler). A parceria veio para ocupar o espaço deixado pela Delta, que adquiriu 20% da LATAM que, por sua vez, sairá da Oneoworld no dia 1o de maio desse ano. Uma reviravolta e tanto!

Já é possível ver o logo da empresa americana nas companhias aéreas parceiras do Smiles.

Os Valores Cobrados pelo Smiles

Até o momento, todas as rotas que pesquisei só retornam resultados em econômica.

Mas o problema, no momento, refere-se aos valores cobrados pelo Smiles. Um trecho direto entre Rio e Miami, em classe econômica, está saindo por 75.800 milhas acrescidos de R$ 281,41 de taxas.

Valores cobrados pelo Smiles
Valores cobrados pelo Smiles

O valor é bastante salgado para a classe econômica. Isso ocorre em virtude da cobrança da tarifa comercial, como anunciado no press release do Smiles:

Em breve, clientes Smiles e AAdvantage, programa de fidelidade da American Airlines, que voarem nas rotas incluídas no code-share poderão também acumular e resgatar milhas das duas companhias aéreas. Essa é a primeira fase do projeto, que se inicia com a implantação de alguns destinos com tarifas comerciais, ao longo das demais fases de implantação o programa oferecerá ainda mais vantagens.

Tarifas Comerciais e Tarifas Award no Smiles

As tarifas comerciais são aquelas em que o programa converte o valor em dinheiro do bilhete para milhas. Ou seja, na verdade são tarifas pagantes, só que a moeda de pagamento utilizada é a milha. O Smiles utiliza esse tipo de tarifa com as novas parceiras anunciadas recentemente como a Hawaiian, por exemplo. Das parceiras tradicionais, a   Air France e a KLM também são precificadas como tarifas comerciais.

Já a tarifa award é aquela precificada com valor mais baixo, como é o caso da Qatar Airways, Alitalia e Korean.

A Delta Ainda Está na Jogada

O interessante é que a pesquisa também retorna resultados com a Delta:

Algumas Palavras

Infelizmente, os valores cobrados com milhas para voar na American Airlines ainda não traduzem em qualquer benefício para os clientes Smiles. No caso das tarifas comerciais, é melhor comprar diretamente com a companhia aérea e usar o benefício de escolher em qual programa você pretende acumular as milhas conquistadas com o voo.