Smiles anuncia parceria com British Airways e a Iberia é a próxima

32
British Airways cancela voo para Buenos Aires que passa a ser atendida pelo voo de São Paulo

Começamos o mês de dezembro com uma boa notícia para os clientes da Smiles que, provavelmente é uma má notícia para os clientes do LATAM Pass. De acordo com uma matéria publicada no Globo, a Smiles fechou uma parceria com a British Airways.

Emissão de Passagens

Inicialmente o acordo irá permitir que os clientes da Smiles usem as suas milhas para emitir passagens com a British Airways. Num segundo momento o acúmulo de pontos com a empresa britânica também se tornará realidade.

Atualmente a British Airways voa diariamente de São Paulo para Londres e em dezembro retoma os voos do Rio de Janeiro para a capital britânica.

Ainda segundo o artigo, a próxima empresa a fechar um acordo similar com a Smiles será a Iberia, que também pertence à IAG, que é a controladora da British Airways.

Algumas Palavras

A Smiles, ou a GOL no caso, que já teve um relacionamento bem próximo com as empresas da Sky Team, agora está de namoro com a Oneworld. Primeiro foi a parceria com a American Airlines e agora vem British Airways e ao que tudo indica a Iberia é a próxima.

Obviamente é uma boa notícia, pois abre aos clientes mais oportunidades para usarem suas milhas em bilhetes prêmio. No entanto, como eu disse no início, isso pode ser uma má notícia para os clientes do LATAM Pass, pois imagino que à medida que uma parceira entre em vigor a outra será encerrada.

A notícia é boa, mas requer cuidado, pois emitir passagens com a British Airways custa caro (vale a pena ler este artigo que eu escrevi há algum tempo atrás). Levando isso em consideração eu diria que a melhor notícia deste anúncio é a possível extensão do acordo para a Iberia, já que eles têm preços bem mais camaradas para a Europa.

E falando em Iberia entrando nesse acordo, me vem à cabeça o relacionamento com o Esfera do Santander. Seria muito querer que ambos continuem ativos?

O que acharam da notícia da parceria da Smiles com a British Airways?