Smiles, LATAM e Azul vamos acabar com o 0300?

18

O 0300 é um número temido dos brasileiros. As empresas aéreas e os programas de milhas brasileiros praticamente forçam o cliente a fazer uma ligação para ele. O Guilherme, do Meu Milhão de Milhas, publicou um post hoje em que um leitor do blog consumiu R$ 100,00 em um mês ligando para a central de atendimento do Smiles.

O 0300 nos Programas de Milhas e Empresas Aéreas Nacionais

O 0300 é o número de eleição tanto da GOL/Smiles como da LATAM/LATAM Pass. Já a Azul/TudoAzul optou pelo 4003 para as capitais e deu uma folga para os demais com o 0800.

Telefones Smiles 0300
Telefones Smiles 0300
Telefones GOL 0300
Telefones GOL 0300
Telefones LATAM
Telefones LATAM
Telefones Azul
Telefones Azul

Entretanto, as empresas mantém outros números – “números comuns” – que podem ser utilizados. O problema é que esse número não se encontra disponível nas informações na página do Smiles e nem da LATAM.

Muitos comentários deram dicas para fugir dessa cobrança do Smiles, como ligar para o número (11) 3833-1634, selecionando a opção 2.

Fica complicadíssimo para quem não está em grupos de whatsapp saber que há um outro número com o DDD de São Paulo que podem ser acessados pelo prefixo 11. Leitores de blogs de milhas são um percentual ínfimo da base de clientes dessas empresas.

Mas vamos guardar o número fixo do Smiles, já que a maioria das operadoras de telefonia celular já oferece pacotes com ligações ilimitadas para números fixos dentro do Brasil.

O que é o 0300 e o que as empresas ganham com isso?

Criado pela Norma 6/99, tem tarifa única nacional, ou seja, independentemente da hora da ligação, local ou destino, o preço pago por minuto é o mesmo para todo o país.

A entidade detentora do 0300 não recebe nenhuma parte do dinheiro pago pela ligação. Esse dinheiro visa apenas pagar a prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).

Ou seja, quem recebe pela ligação não é o Smiles ou LATAM ou Azul, mas a operadora de serviços celulares do cliente.

Na verdade, o custo para o cliente é de uma ligação fixa local; o excesso é cobrado das empresas que recebem a ligação. O problema é que os planos de telefonia já incluem um pacote com minutagem livre para telefones fixos, mas os números 0300 são pagos à parte.

Serviços ANATEL
Serviços 0300 0800 0500 0900 ANATEL

A ANATEL há anos suspendeu a liberação de novos números 0300 e já em 2011, a Revista Exame publicou um artigo cujo sugestivo título é O Mico do 0300 (clique aqui para ler).

Telefones Fixos das Empresas

  • GOL (11) 5504-4410
  • Smiles (11) 3833-1634 opção 2
  • LATAM Pass (11) 4002-5700

Algumas Palavras

O 0300 pode ter sido uma opção para as empresas aéreas nos idos do início do século. Entretanto, hoje em dia, não há sentido em manter somente esse número no site do programa.

Os call centers das empresas aéreas ficaram abarrotados durante a pandemia, com os clientes sendo forçados a esperar durante horas por atendimento. Além de todo o stress de cancelamentos, multas e remarcações, muitos consumidores ainda tiveram que enfrentar o pagamento das contas de telefone depois.

Em nome da boa-fé que rege as relações de consumo – e jurídicas em geral – é imperativo que essas empresas divulguem novos números que não incorram em despesas extras para os seus clientes. É de bom tom ter um mínimo de consciência em uma época em que não são só as empresas que estão sofrendo com falta de dinheiro.

Quem souber os telefones fixos “gratuitos” da LATAM e da Azul, por favor, coloquem nos comentários que eu atualizo o post.

Para ler o post no Meu Milhão de Milhas, clique aqui.