A SWISS e a Lufthansa, em 2019, fizeram uma promoção muito boa para comemorar a inauguração do voo ligando São Paulo a Munique no novo A350 da LH. Eu aproveitei para comprar as passagens para o Carnaval mas, nas datas que eu queria, havia disponibilidade apenas com a SWISS. Como o preço estava excelente, cerca de R$ 4.500,00 com taxas, eu aproveitei e comprei o bilhete.
Eu já tenho uma avaliação bem detalhada do hard product da SWISS nesse voo. Recomendo a leitura desse post que dá muitas dicas sobre a configuração da cabine e da escolha dos assentos nessa aeronave (clique aqui para lembrar).
Assim, agora eu vou postar apenas algumas fotos da cabine e assento, e comentarei com mais detalhes o serviço de bordo.
A Cabine e o Assento na Executiva da SWISS no B777-300ER
Infelizmente, eu não consegui reservar o “trono” para mim dessa vez. Todos já estavam tomados mesmo antes da janela de 48 hrs antes do voo. Então, fiquei em um dos assentos centrais.






O Amenity Kit e Outros Produtos Oferecidos no Voo
Eu recebi o mesmo amenity kit do voo de há dois anos atrás – a latinha que eu tanto gosto!


O conteúdo da latinha é básico, mas suficiente para o uso durante o voo – meias, protetores de ouvidos e olhos, escova e pasta de dente, e um protetor labial.
O Serviço de Bordo da SWISS
Abaixo, segue o menu do jantar:










Simultaneamente, foi entregue o menu do café da manhã. Esse foi um diferencial do voo anterior, que tinha um menu fixo e todos os pratos eram servidos independentemente da vontade do passageiro. Agora, nós temos que escolher o que vamos querer comer, com uma maior variedade de produtos oferecidos. Achei bem prático e econômico, também.


O serviço de bordo iniciou ainda em terra, com a oferta de água, suco ou espumante.


Logo após a decolagem, foi servido um drink e nuts. Eu escolhi o vinho tinto francês.


Para jantar, preferi o chorizo de entrada (a outra opção era atum defumado e eu não sou muito fã de defumados, com raras e honrosas exceções) e a carne como prato principal.
O chorizo estava bem mais ou menos …




O prato principal estava saboroso, mas a carne estava mais passada do que o ponto que eu gosto. Eu sei que esse é um risco enorme em termos de comida de avião, mas sempre arrisco. Mas também não foi algo que me impediu de comer. Então, tudo bem.




A batata rösti, por sua vez, estava muito boa, assim como as ervilhas e a cenoura.


A SWISS já entrega o queijo junto com a entrada.


Para o café da manhã, eu escolhi frutas, müesli e omelete com espinafre e batata rösti.








Algumas Palavras
Eu gosto de voar na SWISS. As aeronaves estão sempre limpas – inclusive o banheiro – e o serviço de bordo é correto. O assento tem uma grande vantagem: tem bastante lugar para guardar objetos pessoais, que ficam à mão a qualquer hora durante o voo. O único senão é o afunilamento do descanso de pés, que pode ser evitado escolhendo os assentos da primeira fileira das cabines (fileiras 4 e 6).
OBS: I’m back! Fiquem em casa!