Talvez você não encontre o bilhete mais em conta no Smiles como sua primeira opção, mesmo que ele exista!

42

Eu não sabia muito bem como escrever o título para essa publicação, mas no decorrer do texto vocês vão entender o que eu quis dizer rs.

Procurando um bilhete no Smiles entre Salvador e Rio de Janeiro, me deparei com o seguinte resultado:

Salvador ao Rio de Janeiro - 38 mil pontos
Salvador ao Rio de Janeiro – 38 mil milhas

Veja que ele retorna como o valor mais em conta uma passagem no valor de 38 mil milhas. Se você é cliente Diamante, o resultado seria o seguinte:

Salvador ao Rio de Janeiro - 25 mil milhas
Salvador ao Rio de Janeiro – 25 mil milhas

Agora vejamos o resultado se, ao invés de colocar o código RIO, eu alterasse para SDU, limitando o destino apenas ao Aeroporto Santos Dumont.

Salvador ao Rio de Janeiro - 15 mil milhas
Salvador ao Rio de Janeiro – 15 mil milhas

Por incrível que pareça, o sistema encontra um bilhete no valor de 15 mil milhas o trecho, 60% mais baixo que o inicialmente localizado!!

Embora eu não saiba os reais motivos que fazem com que o sistema do Smiles se comporte dessa maneira, eu tenho um chute. O Rio de Janeiro tem dois aeroportos que recebem muitos voos diariamente e, consequentemente, a quantidade de combinações de voos possíveis para chegar até lá ultrapassa a quantidade de resultados pré-definida pelo Smiles. Seria algo como o Smiles apresenta 40 opções de voos como resultado, mas na opção Salvador ao Rio de Janeiro existem 60 opções. Dessa maneira, o sistema “joga” 20 resultados fora. E o seu bilhete barato pode estar no meio desse bolo.

O que fica de lição? Para aeroportos concorridos, vale a pena esgotar as suas pesquisas considerando não só o IATA da cidade (como RIO), mas também dos aeroportos daquela determinada cidade (GIG e SDU, neste exemplo).

Eu ainda esbarrei em uma outra questão para o bilhete acima. A volta mais em conta era pelo GIG e quando eu emitia dois bilhetes somente ida, os valores dos trechos subiam. Ou seja, eu precisava obrigatoriamente emitir uma ida e volta, sendo a ida chegando em SDU e a volta por GIG, mas não podia utilizar RIO como destino. E aí?

Felizmente o Smiles entende que SDU e GIG estão contemplados em RIO, então você pode fazer uma pesquisa multi-trechos considerando a ida até SDU e a volta por RIO (para selecionar GIG), que o sistema entenderá como um bilhete de ida e volta (UFA!).

Salvador ao Rio de Janeiro - 15 mil milhas (multi trechos)
Salvador ao Rio de Janeiro – 15 mil milhas (multi trechos)

Alguém já havia notado isso?