TAP e suas peripécias, como ficam seus clientes em tempos de COVID-19?

84
Promoções TAP - Status na Star Alliance pela metade do valor e até 3 vezes mais milhas na compra de passagens

Hoje estava lendo a matéria do Cláudio sobre a atual promoção do Latam Pass com o Itaú e o comentário do leitor André Medeiros me chamou a atenção. Vejam abaixo, na íntegra, o que ele relatou sobre a sua experiência com a TAP:

Bom dia, gostaria de registrar a covardia que a cia aérea TAP vem fazendo com seus clientes, foram 2 anos seguidos enxurrando e incentivando á adesão de promoções; acreditando que se tratava de uma cia aérea séria, diversos clientes de boa fé aderiram a várias destas promoções, mas eis que numa situação atípica a mesma vira as costas pra esses clientes. Agora estamos sendo PREJUDICADOS pela empresa, que não tá tendo o mínimo bom senso e consideração com seus clientes no que tange principalmente a 3 aspectos.

1) Validade do bilhete de 1 ano – A empresa sem o mínimo bom senso continua irredutível nessa questão do bilhete valer por 1 ano após a data de emissão, muitos foram marcados ano passado o que torna impossível a remarcação, vale ressaltar que a empresa está há 3 meses sem operar e continuará em alguns trechos 6, 7 meses , o MÍNIMO que deveria fazer já que diminuiu o leque temporal de uma nova marcação que se estenda por esses mesmos 3 a 7 meses que ficou sem operar;

2) Estorno das promoções miles back – estão no reembolso descontando o percentual de 50% no estorno dos pontos , que se devolva a pontuação por completo ou que libere um voucher de 50% para uma nova reemissão, cumpri todas as exigências da promoção, que inclusive exige situações que envolvem custos extras como transferência mínima de pontos, ser participante de clube, etc;

3) Extensão do prazo das milhas vencidas – Muitas passagens foram emitidas por milhas que hoje estariam vencidas, então num caso de reembolso o cliente não receberá nada de volta, mesmo tendo cumprido todas as exigências;

Enfim , entendo o grave momento que as cias aéreas estão passando, mas nenhum desses pleitos haverá custos pra empresa, VALE RESSALTAR QUE FOI A PRÓPRIA CIA AÉREA QUE CANCELOU OS BILHETES, o mínimo que se espera da cia aérea é bom senso e hombridade.

Algumas Palavras

Eu tive que cancelar bilhetes TAP também e tive problemas semelhantes aos que o André relata quanto à validade dos pontos e também ao estorno das taxas (só permitem devolver em voucher). No meu caso, os voos haviam sido emitidos em agosto do ano passado para uma viagem em junho, mês em que as milhas também irão expirar.

Há muito tempo eu venho falando sobre os riscos de se transferir altas quantias de pontos para a TAP, me preocupando principalmente com a tabela de resgates da companhia aérea (risco de inflação). O atual cenário nos mostra que, além da inflação de tabela, também devemos nos preocupar com a gestão das empresas aéreas as quais destinamos nossos pontos/milhas.

Os clientes TAP estão completamente desamparados num momento crítico onde os mesmos deveriam receber apoio da aérea. Não estou falando em devolver todo o dinheiro para todos ao mesmo tempo, mas manter uma política de flexibilidade que seja plausível para os dois lados.

Assim como o André, eu me solidarizo com todas as companhias aéreas pelo momento extremamente complicado que estão passando, porém o que o leitor relata em seu desabafo nada mais é que uma solicitação à empresa para ter dignidade com seus clientes. As atuais atitudes forçam a expiração dos pontos e dificultam a remarcação de viagens. Desta maneira, a TAP cria um caixa e reparte o prejuízo (que deveria ser dos acionistas) com seus clientes.

Para fechar, se algum gestor da TAP estiver lendo este artigo, só peço que analise com mais carinho as situações elencadas pelo André, principalmente em relação à expiração das milhas e possibilidade de remarcação da viagem a partir da data do voo e não da emissão do bilhete. Analisem o que a concorrência tem feito em relação à flexibilização de voos, como a Latam, a Gol e a Qatar. Não sejam a empresa que os brasileiros terão trauma de viajar no futuro!

Para Saber Mais

Aqui você você acessar a página da TAP para ler as últimas informações sobre remarcação de passagens.