A TAP lançou recentemente o leilão de upgrades para a classe executiva por meio do aplicativo Seatboost. O app pode ser baixado da Apple Store ou da Google Pay Store.
O Procedimento
O leilão inicia 24 horas antes da hora de saída do voo e encerra 1 hora antes da decolagem.
Para tentar o upgrade, entre com os detalhes do voo (código da reserva, nome e sobrenome) e faça o seu lance diretamente no aplicativo. Durante o leilão, o aplicativo mostra a classificação do lance do cliente – ou seja, há monitoração ao vivo online da situação do seu lance.
A tela do aplicativo informa que se o cliente ficar entre os 10 primeiros colocados, ele passa para a última rodada e pode dar um lance final. Entretanto, essa informação não consta da imagem divulgada pela TAP.
O cliente que der o maior lance leva o upgrade. O vencedor, então, é notificado diretamente via aplicativo e automaticamente recebe um novo cartão de embarque.


O leilão é aberto a todos os voos em que a TAP oferece classe executiva e está sujeito à disponibilidade.
A TAP também oferece a possibilidade de upgrade via call center com 72 horas de antecedência, ou online, via Plusgrade.
Algumas Palavras
Com a possibilidade de leilão de upgrades com até uma hora antes da partida do voo e a adoção de uma tabela dinâmica, imagino que fique cada vez mais difícil de conseguir assentos na executiva com base no piso mínimo de milhas exigidas para o trecho em executiva.
A medida é ótima para os passageiros em geral, mas não é boa para os passageiros frequentes com status que, na minha opinião, deveriam ter algum tipo preferência nesses leilões.
É perfeitamente compreensível que a TAP ou qualquer empresa queira auferir receita e aumentar seus lucros. Entretanto, considero que esse movimento universal de anti-fidelização em prol da monetização pura e simples pode ser prejudicial às empresas em geral no médio prazo.
H/T Economy Class and Beyond