TAP não honrará bilhetes da Avianca Brasil (pagante e com milhas)

14

[No último final de semana eu viajei e não consegui acompanhar praticamente nada do mundo das milhas. Essa semana voltei a trabalhar no turno do dia e somente agora consegui um breve tempo para publicar algo por aqui.
Havia visto a questão dos bilhetes TAP emitidos pela Avianca Brasil (e-tickets iniciados em 247), mas não tive acesso para relatar o caso por aqui.
Para quem ainda não está sabendo (será que tem alguém?), a TAP publicou um comunicado em sua página oficial e no Facebook informando que passageiros com bilhetes emitidos pela Avianca Brasil (com dinheiro ou com milhas) não poderiam embarcar em voos TAP a partir do dia 15/06/2019. Nem preciso dizer a enorme quantidade de pessoas que serão prejudicadas por uma decisão dessas né?

Comunicado TAP Portugal sobre bilhetes emitidos pela Avianca Brasil

Antes do Programa Amigo parar de emitir bilhetes aéreos, os poucos resgates ainda disponíveis eram para voar entre o Brasil e a Europa com a TAP. Vários outros parceiros já cortado a disponibilidade de assentos para serem emitidos através do programa de fidelidade da Avianca Brasil (será que já previam a dor de cabeça?). Além da grande quantidade de clientes afetados por emissões recentes, pessoas que emitiram seus bilhetes no ano passado, quando a companhia nem havia anunciado sua recuperação judicial, também foram prejudicadas!
Enfim, o resultado disso tudo foi o grande desespero gerado em diversas pessoas, principalmente as que possuem voos esta semana. Quando li superficialmente sobre o assunto no fim de semana, tinha a ideia de contar com a ajuda de alguns leitores advogados para discutirmos as questões por aqui, mas decidi não tratar sobre o que pode ser feito em relação a esse acontecimento no Passagens.top pois a Beatriz o fez de forma bastante detalhada. Dessa maneira vou deixar o link aqui para quem foi afetado trocar ideias através do Milhas e Destinos.
Uma ótima informação que saiu hoje e que me foi enviada pela leitora Cris Moya foi uma liminar do Mato Grosso do Sul que determina que todos os clientes deste estado devem ter seus bilhetes honrados pela TAP (clique aqui para ler o documento). Vocês verão no site da Beatriz que vários clientes entraram na justiça já na segunda-feira para que seus casos fossem tratados com urgência. Inclusive, outro dado relevante é que a TAP retirou o comunicado de todos os seus canais de comunicação!
Se você se enquadra em algum dos casos em que a TAP não honrará os bilhetes, sugiro que entre na justiça já, assim como está sendo recomendado pela Beatriz!
Obrigado à leitora Cris Moya pelo envio da decisão do MS e principalmente à blogueira Beatriz que tem ajudado diversos leitores de todo o Brasil.