TAP: nova experiência na classe econômica

0

A TAP anunciou hoje o seu novo produto para a classe econômica, a EconomyXtra. Ela não é propriamente uma premium economy, com configuração de cabine diferenciada da econômica, e lembra a experiência inicial da American Airlines, chamada Main Cabin Extra.

Ela está apenas disponível em rotas de média e longa distância operadas por Airbus: A319, A320, A321, A321LR e A330. Nos restantes equipamentos (Embraer e ATR), a classe econômica tem um serviço sem as 2 áreas diferenciais. 

Diferenças entre os Assentos

As diferenças entre os dois assentos são as seguintes:

** Nas refeições principais, em voos com duração superior a 1h45 (exceto voos domésticos em Portugal).
***Alteração de serviço a partir de 27 de outubro 2019.

Dependendo da classe tarifária adquirida, a EconomyXtra já está incluída (classic, plus e passageiros Miles&GO Gold).

Mas caso o passageiro tenha adquirido a tarifa discount ou basic, é possível pagar um adicional para usufruir do novo espaço.

* Diferenciação de refeição em EconomyXTRA apenas válida nas rotas de Açores e Madeira.
**Nas rotas de Madrid, Helsínquia, Moscovo, Telavive, Abidjan, Accra, São Tomé and Lomé a refeição na classe económica será igual em ambas as áreas do avião, mantendo-se as restantes vantagens da EconomyXtra.

Mas atenção: a TAP avisa que este serviço auxiliar não é reembolsável. O passageiro pode alterar para outras datas, desde que seja utilizado para reservar um lugar de valor igual ou superior (pagando a diferença).

Para voos de longa distância, os valores são os seguintes:

* Produto tap|classic, em longo curso, não contempla automaticamente EconomyXtra.
** Valores aplicáveis somente para pré-compra, ou seja, antes da abertura do check-in (36h ou 24h de/para os EUA).

Informações Importantes

  • Ao reservar um lugar numa área poderá ser atribuído o lugar selecionado ou um outro com características semelhantes.
  • A reserva do seu lugar, bem como a do extra seat, deverá ser feita previamente e estará sujeita às condições tarifárias do bilhete (taxas aplicáveis nas tarifas Discount e Basic).
  • Marcação de lugares sujeito a disponibilidade.
  • Valor não reembolsável.
  • Serviço apenas disponível em voos operados pela TAP e TAP Express.

Algumas Palavras

Como eu disse, a cabine não é uma premium economy, sendo semelhante à main cabin extra da American Airlines. Em voos de longa distância, esses 5cm de distância a mais podem fazer diferença para pessoas mais altas. Afinal, os assentos estão cada vez mais apertados. Entretanto, eu acho que cobrar 90 euros, como é o caso dos voos com o A330neo entre Brasil e Portugal, muito puxado!

Não sei como funciona com a TAP, mas na AA, esses assentos são liberados para o público em geral 24 horas antes do voo. Com esse preço nas alturas, de repente é melhor arriscar mesmo …