TudoAzul Diamante: últimos dias para utilizar o benefício do bilhete cortesia

5
Cartão TudoAzul Diamante
Cartão TudoAzul Diamante

Assim como a Beatriz lembrou sobre os últimos dias para clientes Smiles Diamante emitirem seu bilhete cortesia, não poderíamos deixar de falar do mesmo benefício oferecido pelo TudoAzul, não é mesmo?

O TudoAzul oferece para todos os clientes Diamante a possibilidade de emitir um bilhete somente ida ou ida e volta, por ano, com um acompanhante grátis (chamado de bilhete cortesia). Diferentemente das regras do Smiles, o bilhete principal pode ter sido emitido com milhas, não havendo obrigatoriedade de ser um bilhete pagante.

Destinos Válidos para a Passagem Cortesia TudoAzul

Todos os destinos nacionais que a Azul opera são válidos para emissão do bilhete cortesia, tanto pagante quanto com milhas. Nenhum destino internacional é válido, nem mesmo os da América do Sul.

Como Usar o Bilhete Cortesia TudoAzul

O bilhete cortesia é válido para emissões entre os dias 01/01 e 31/12 do ano corrente, por isso ainda existe um pouquinho de tempo para você aproveitar a sua emissão de 2019, caso ainda não a tenha realizado. Apesar do prazo de emissão contar no ano corrente, a viagem pode ser realizada fora deste período, ou seja, em 2020.

Então podemos dizer que você terá direito a dois bilhetes cortesias por qualificação, explico: no ano de 2019 você virou Diamante, isto lhe dará direito a possuir este status até o final de 2020, portanto você poderá emitir um bilhete cortesia referente a 2019 e outro referente a 2020.

Passo a Passo do Procedimento

Uma parte da emissão é automática e a outra, infelizmente, manual. Desta maneira, o TudoAzul pede que os clientes solicitem o bilhete cortesia com pelo menos 7 dias de antecedência da data da viagem.

O que você deve fazer é pesquisar os voos normalmente através do site da Azul (tanto para emissão pagante quanto por milhas) e realizar a compra para o passageiro principal, ou seja, o cliente com status Diamante no programa TudoAzul. Nas regras citam que não é possível emitir o bilhete cortesia se a tarifa do bilhete principal estiver nas classes tarifárias Y, A ou B. Eu nunca vi essa limitação acontecer na prática, mas se está nas regras, é bom evitar!

Em seguida, você deverá ligar no call center do TudoAzul e informar que gostaria de emitir seu bilhete cortesia referente ao período atual. O atendente irá solicitar o localizador da passagem já emitida e abrirá um protocolo para emissão da passagem cortesia. Pela minha experiência, assim que ele abrir a solicitação, já existirá uma reserva atrelada ao seu acompanhante, ou seja, não há risco das vagas esgotarem. O que acaba sendo um processo moroso é o ato de quitação do bilhete, pois embora a reserva exista, ela ainda não está efetivamente paga e isto é feito manualmente pelos colaboradores do TudoAzul.

Outra fator a destacar é que não necessariamente demorarão 7 dias para emitir o seu bilhete cortesia, este é apenas um prazo de segurança que o programa adotou para ter tempo hábil para realizar todos os trâmites.

O único gasto que você terá com o bilhete cortesia será referente às taxas de embarque e serviços adicionais que você queira adquirir para o passageiro como bagagem despachada ou marcação de assentos mais espaçosos.

Algumas Palavras

Eu considero este benefício sensacional! Aproveito todos os anos e sempre me salva em algumas emissões. Ano passado eu emiti Uberlândia para Fernando de Noronha por 25.500 pontos TudoAzul (ida e volta) + bilhete cortesia. Levando-se em consideração que 1.000 pontos TudoAzul tem preço médio de R$21, tudo saiu por pouco mais de R$600 (já considerando as taxas de embarque dos dois passageiros). Nada mal né?

Há apenas mais dois pontos que eu gostaria de destacar antes de concluir o artigo, um positivo e um negativo:

  • O positivo é que você não precisa solicitar o bilhete cortesia assim que emitir a passagem do passageiro principal, ou seja, você pode emitir um bilhete hoje e ficar monitorando pra ver se vai ter alguma redução de preço ou algo do tipo. Se você vislumbrar que o mesmo não vai “abaixar”, pode ligar para solicitar o bilhete cortesia bem depois.
  • O ponto negativo é que o bilhete do seu acompanhante terá um localizador diferente do seu e, desta forma, ele não poderá aproveitar os benefícios que você possui como Diamante. Por exemplo, se você quiser antecipar o voo gratuitamente, o seu acompanhante terá que pagar.

Alguém já usou o benefício alguma vez? E esse ano? Contem suas experiências nos comentários!