TudoAzul: normalização e algumas sugestões

0

Os clientes TudoAzul tiveram momentos de muita tensão nos últimos dias.

Em primeiro lugar, diversas pessoas reclamaram que o não creditamento dos pontos bônus da promoção com a parceira Livelo, que concedeu até 110% em bônus, fora os acúmulo de pontos extras pela participação no Clube TudoAzul.

Por outro lado, houve clientes relatando crédito superior àquele que era efetivamente devido pela empresa. Para ler os relatos dos clientes, clique aqui.

Entretanto, a surpresa maior ocorreu nas últimas 48 horas: os clientes tiveram os pontos estornados da conta com data retroativa, o que gerou muita confusão e, acima de tudo, protestos contra a desorganização geral.

O TudoAzul não veio a público esclarecer os motivos do não creditamento, do creditamento a maior ou do estorno dos pontos. Também não informou um prazo para sanar os problemas.

Eu mesma entrei em contato com diversos canais no início da semana e só ontem, após o creditamento correto dos pontos faltantes na minha conta, a Azul me respondeu no Facebook indicando que eu deveria entrar em contato com … a Livelo!

Pode isso, Arnaldo?

Algumas Sugestões

Esse jogo de empurra é absolutamente inadmissível, pois a promoção é conjunta. Logo, o TudoAzul, como co-partícipe deve assumir a responsabilidade e tentar resolver direta e celeremente com seus clientes.

Falo isso como crítica construtiva para a melhoria dos serviços prestados pela empresa. Nós, clientes, queremos, sim, que o TudoAzul seja um bom programa, que o LATAM Pass seja um bom programa, que o Smiles seja um bom programa etc.

Erros acontecem, é claro. Mas a cultura corporativa já deveria introjetar em seus processos respostas imediatas, suficientes, claras e públicas como sinal de respeito ao cliente. Proatividade e transparência são elementos essenciais na relação entre cliente e fornecedor de produtos e serviços no mercado de consumo.

Sei que, infelizmente, não é esse o sentimento que aflora na maioria dos diretores e gerentes das empresas de fidelidade quando lêem essas críticas, principalmente na aviação.

Daí termos a contínua reincidência de práticas comerciais que causam indignação nos clientes. As mais comuns são justamente a transferência de responsabilidade, a falta de transparência e de proatividade. É muito cansativo.

É muito cansativo, mesmo.

Todo mundo teve seus problemas dessa promoção resolvidos?