Utilize esse recurso do Gmail para administrar as contas dos programas de fidelidade de seus familiares e amigos

17
Utilize esse recurso do Gmail para administrar as contas dos programas de fidelidade de seus familiares e amigos

Geralmente quem sempre está antenado no mundo das milhas acaba sendo o escolhido pela família ou amigos como o responsável pela gestão de suas contas nos programas de fidelidade.

Uma ótima ferramenta para monitorar saídas e entradas de pontos, status, milhas a expirar, dentre outros itens, é o AwardWallet, mas tem uma coisa que é um “pé no saco” e não conseguimos resolver com esta ferramenta: o e-mail de cadastro das contas.

Eu não sei vocês, mas eu administro várias contas em diversos programas de fidelidade dos familiares e sempre que preciso realizar algum acesso específico ou alterações na conta de um deles, tenho que ficar ligando e pedindo para confirmarem se receberam algum e-mail, ou pedir que liberem o acesso para mim, ou qualquer outra coisa que necessite do acesso ao e-mail.

Felizmente, existe uma forma de contornar esse problema através de uma excelente funcionalidade do serviço de e-mails do Google, o Gmail.

O Gmail ignora o ponto final (.) e o símbolo de soma (+) quando estes estão associados a um e-mail. Por exemplo, se eu tenho um e-mail pauloalcantara@gmail.com, eu receberei um e-mail nesta mesma conta se alguém enviar um e-mail para paulo.alcantara@gmail.com.

Da mesma maneira, receberia este e-mail se alguém enviasse para p.auloalcantara@gmail.com. O Gmail simplesmente ignora o ponto final, independente de onde ele esteja no e-mail.

Com o símbolo de soma é melhor ainda! Ele ignora tudo que está escrito após este caractere. Então se você enviar um e-mail para pauloalcantara+passagenstop@gmail.com, eu receberei no pauloalcantara@gmail.com da mesma maneira. Isso cria um leque incrível, onde você pode administrar várias contas do tipo:

  • pauloalcantara+mae@gmail.com;
  • pauloalcantara+pai@gmail.com;
  • e assim por diante.

Desta maneira, você pode associar um único e-mail do Gmail a diversas contas de familiares num mesmo programa de fidelidade.
E para organizar isso tudo?

O Gmail permite a criação de filtros e marcadores. Dessa maneira, você pode criar um marcador para cada pessoa da sua família e depois determinar filtros para marcar estes e-mails automaticamente.

Criando filtros no Gmail
Criando filtros no Gmail
Criando filtros no Gmail
Criando filtros no Gmail

Se você, assim como eu, é o administrador oficial de contas fidelidade da família, tenho certeza que esse recurso lhe economizará bastante tempo!

Alguém já utilizava esse recurso? O que acharam?


Atenção: O post foi originalmente publicado em 2018 e atualizado em 19 de maio de 2020.