Vencedores do Skytrax 2017, o Oscar da Aviação Comercial

6

Pela manhã, escrevi um post sobre a premiação da Qatar Airways como a melhor companhia aérea do mundo pela Skytrax, o Oscar da aviação comercial. No post,  comentei os resultados dessa categoria específica. Agora chegou a hora de falar sobre as demais categorias da premiação.

Melhor Primeira Classe

A Etihad abocanhou o prêmio – é vencedora desde que lançou o The Residence e o The Apartment no A380. A Lufthansa subiu de 7o para 3o lugar e a Emirates foi de 6o para 2o. Quem levou um tombo foi a Cathay, que de 2o lugar em 2016, agora está em 7o. A Japan Airlines entrou para o seleto clube das melhores primeiras classes do mundo.

Melhor Classe Executiva

A Qatar também foi eleita a melhor classe executiva do mundo. Quem saiu das 10 mais foi a Oman Air (10o em 2016) e a Qantas (7o lugar em 2016). A Cathay Pacific também sofreu uma grande queda do seu 3o lugar em 2016. Já a Turkish Airlines melhorou 3 posições.

Melhor Premium Economy

A Qantas e a Air New Zealand trocaram de posição em relação a 2016. A Singapore Airlines saiu do 9o para o 4o lugar. Em compensação, a Cathay Pacific caiu da 5a para a 13a posição! Que queda!

Melhor Classe Econômica

A grande vencedora, a Thai Airways, saiu da 9a posição para o 1o lugar. Já a Turkish deixou o seleto top ten – ela ficou em 8o lugar em 2016. A Cathay Pacific, que ficou em 5o lugar em 2016, simplesmente não aparece mais na lista das 20 melhores do mundo. A Singapore saiu do 2o para o 5o lugar. Quem apareceu na lista foi a Japan Airlines.

Aqui na América do Sul, é importante destacar duas vencedoras: a Avianca Internacional foi escolhida a melhor companhia aérea sul-americana e a Azul foi considerada a melhor companhia aérea de baixo custo do continente. Bom, o baixo custo da Azul é muito relativo, não acham? 😉

A grande vencedora, na minha opinião, foi mesmo a Qatar Airways. Além de melhor companhia aérea do mundo, ficou em 2o lugar na executiva e na econômica. Ela só não aparece na lista da premium economy porque simplesmente não oferece essa classe de serviço.

A JAL finalmente apareceu na lista das top 10 da primeira classe e da econômica também. Foi muito merecido.

A grande perdedora, por sua vez, foi a Cathay Pacific. Apesar de ter perdido apenas uma posição na categoria geral, em todas as classes ela sofreu quedas consideráveis.

Eu gosto dessas premiações porque elas me orientam na hora de escolher para onde mandar meus pontos de cartão de crédito e em qual companhia eu devo resgatar passagens com milhas. O Skytrax oferece um maior detalhamento dos prêmios no site. Para cada categoria, há a lista da melhor comida, assento, lounge, comida no lounge e amenity kit. Além disso, há vencedoras para low-cost, por região, etc. É muito útil mesmo, e eu consulto com frequência.

Para acessar o Skytrax e conhecer os vencedores pormenorizadamente, clique aqui.