O que é uma viagem de volta ao mundo?

17
Viagem de volta ao mundo - Parte 1

Fazer uma viagem de volta ao mundo é um sonho de muita gente, inclusive deste que vos escreve! Porém, muitos não passam da faze do sonho. Planejar e executar a tal viagem leva tempo e pode custar uma pequena fortuna se o plano não for bem executado.

Recentemente eu fiz uma live com o nosso leitor Dymitri que já está planejando a sua segunda viagem de volta ao mundo. A live foi um sucesso e muitos leitores se interessaram pelo assunto.

Baseado nisso, o Dymitri está escrevendo uma série de posts em seu blog, o Viaje pra Valer, que ele gentilmente compartilhará conosco. Segue abaixo a primeira parte!

O que é uma viagem de volta ao mundo? 

Embora pareça algo óbvio, a primeira pergunta que muitos fazem é o que é uma viagem ao redor do mundo?

Há várias definições sobre o que é uma viagem ao redor do mundo, ou round the world (RTW) em inglês. Porém, de modo geral podemos dizer o seguinte: uma RTW nada mais é do que uma viagem na qual o passageiro irá se deslocar ao longo de diversos países e continentes, dando uma volta ao longo do globo terrestre, atravessando por exemplo os Oceanos Atlântico e Pacífico e voltando ao país de origem

O modo como são feitos os deslocamentos pode envolver diversos meios de transporte: carro, navio, avião, uma combinação deles, etc… Obviamente, aqui irei considerar que a maioria dos deslocamentos serão feitos por via aérea, pois iremos abordar a montagem de uma RTW com milhas aéreas, que torna a viagem infinitamente mais barata do que se fosse feita com bilhetes pagos.

Viagem de volta ao mundo - Parte 1

Todavia, não há maneira certa ou errada de definir o que é uma viagem de volta ao mundo, e também não existe tempo mínimo ou máximo para que a viagem seja realizada. Isto acontece porque uma RTW pode estar relacionada a um período sabático de qualquer duração, ao conceito de nômade digital e até mesmo a férias regulares, que foi exatamente o caso da minha primeira RTW.

Eu completei a minha volta ao mundo em apenas 20 dias de férias! No meu caso, essa primeira RTW representou uma ruptura total no estilo de viagens feitas até então, buscando alimentar o meu desejo de viajar e conhecer a maior quantidade de novas culturas e lugares possíveis, numa única viagem, cruzando de ponta a ponta esse nosso mundão!

Exemplos de rotas de uma viagem ao redor do mundo

Eu fiz uma RTW no início de 2020 e já emiti a próxima para o final de 2020, ambas utilizando milhas aéreas. Cada viagem de volta ao mundo foi emitida de forma distinta, utilizando milhas de origens diferentes. Desta forma, ao longo das postagens eu vou comentar detalhadamente a respeito das duas formas de emissão. Abaixo estão a rota da primeira RTW que eu fiz.

Já a segunda, que farei em 2020, terá o seguinte roteiro:

Viagem de volta ao mundo - Parte 1

Como se vê acima, ambas as rotas das viagens acima iniciam e terminam no Brasil, e a trajetória dos voos no mapa passa por vários continentes e cruza os Oceanos Atlântico e Pacífico, exatamente como comentei mais acima sobre uma das possíveis definições de uma RTW.

O foco em ambas as rotas das viagens acima é o continente asiático, por ser de difícil acesso em uma viagem regular, então dei preferência a ele. Viagens para os Estados Unidos e Europa, por exemplo, são bem mais fáceis de serem realizadas por nós brasileiros, sobretudo por contarmos com voos diretos e haver uma quantidade de promoções razoável para esses destinos.

Outra coisa em comum é que em ambas as viagens RTW meus voos iniciam no sentido Leste → Oeste ao invés de Oeste → Leste, completando então a volta ao mundo no sentido Leste → Oeste. Isto tem um motivo, o qual será abordado no tópico a seguir. Caso tenham curiosidade, os mapas acima foram gerados através do GCMAP, que é gratuito, então fica a dica.

Qual o melhor sentido para se dar a volta ao mundo?

Esta questão não tem resposta certa, pois a escolha do sentido da viagem vai depender sobretudo das disponibilidades de assentos e custos dos voos que irão compor a RTW. Além disso, é preciso levar em conta os gostos pessoais dos viajantes, relativos às cias aéreas com as quais eles pretendem voar, por exemplo.

Porém, como vocês observaram nos mapas das minhas viagens RTW, eu sempre optei por iniciar os voos no sentido Leste → Oeste. A justificativa é que já foi cientificamente comprovado que o efeito do Jet Lag é menor quando se faz a volta ao mundo no sentido Leste → Oeste. Se você não sabe o que é jet lag, pode consultar a respeito aqui.

Uma analogia que facilita a compreensão de porque é melhor fazer a RTW no sentido Leste → Oeste é a seguinte: o planeta Terra gira no sentido Oeste → Leste. Logo, pela definição dos fusos horários, as horas aumentam no sentido Oeste → Leste.

Desta forma, quando se viaja, por exemplo, de Vancouver (Canadá) para Taipei (Taiwan), se o voo sair às 20:00 do dia 17/05/20 no horário de Vancouver, em Taipei o horário já será 11:00 do dia 18/05/20. Como a viagem de avião entre Vancouver e Taipei leva aproximadamente 12 horas, então o horário de chegada em Taipei será 23:00 do dia 18/05/20.

Vemos então que no deslocamento de 12 horas acima, o passageiro “perdeu” o dia 18/05/20 praticamente inteiro, pois ele saiu de Vancouver às 20:00 do dia 17/05/20 e chegou a Taipei às 23:00 do dia 18/05/20!

Entretanto, se o passageiro do exemplo acima continuar se deslocando no sentido Leste → Oeste até retornar ao seu país de origem (no meu caso, vou fazer exatamente esse voo e retornarei ao Brasil no final da RTW), ele irá “recuperar” o dia que perdeu devido às diferenças entre os fusos horários.

Ao “recuperar” esse dia perdido, diluindo-o entre os dias de duração da RTW, é como se cada dia da viagem ficasse maior do que 24 horas, ou seja, você acaba aproveitando mais o tempo ao longo da rota, consegue dormir mais e melhor, etc… Essa foi apenas uma simples analogia para tentar explicar porque é sempre melhor fazer a RTW no sentido Leste → Oeste, mas caso vocês tenham curiosidade de estudar e entender mais a fundo este fenômeno, sugiro que pesquisem sobre o tema no Google.

Sigam a minha recomendação de fazer a RTW preferencialmente no sentido Leste → Oeste que eu garanto que não irão se arrepender!

Já que você chegou até aqui, eu recomendo ler o próximo post que fala sobre como planejar uma viagem de volta ao mundo. Clique neste link para acessá-lo.

Algumas Palavras

Mais uma vez eu agradeço ao Dymitri por compartilhar conosco um pouco da sua experiência com suas viagens de volta ao mundo.

E aí? Quem pensa em fazer uma viagem de volta ao mundo?